Tecnologia do Blogger.

Manchas - a vilã nº 2 da pele...


publicado por Vivi Tassi em

20 comentários




Sol, alterações hormonais, predisposição genética, gravidez, elas são o 2º lugar no ranking de reclamações dos consultórios dermatológicos = as manchas, antes delas e na primeira posição, somente a acne. Mas fiquem atentas e isso é um alerta mesmo, porque à partir dos 40 anos ( ai meu Deus, pra mim faltam 5 aninhos, hahaha) e até os 65, elas passam a liderar esse ranking. Isso porque é um problema estético muito visível e difícil de ser tratado, e uma vez instaladas precisam de acompanhamento pelo resto da vida.


Dentre todas as causas das temidas manchas, o sol é o maior vilão, ele dispara o mecanismo da melanina, e essa produz os sinais indesejados. Daí a importância do filtro solar, que protege a pele e previne o problema , e ainda a indicação do tratamento no inverno, estação em que a radiação solar é mais amena.


Há diversos tipos de manchas, elas vão das conhecidas sardas, aos temidos nevos, que são as pintas, elas variam do marrom escuro ao castanho bem claro, e precisam ser observadas mais de perto quando mudam de tamanho e cor e apresentam bordas irregulares. Mas o único profissional que pode definir o seu tipo de mancha, vocês já sabem, é o dermatologista.

Os tratamentos podem ser variados e os mais comuns são os cremes clareadores tópicos, mas eles podem ter efeito adverso, portanto é necessária avaliação médica ( ou seja, nada de sair comprando na farmácia mais próxima). Outra opção são os despigmentantes orais, que agem de dentro para fora.


Com a tecnologia de hoje em dia, e os avanços na área médica, surgiram tratamentos eficazes contra o problema, os peelings químicos ( são os mais conhecidos, feitos com ácidos retinóico, salicílico ou glicólico, agem promovendo a descamação da pele), fraxel ( indicado para tratar melasmas e sardas, é um dos aparelhos de laser mais modernos), harmony XL ( para manchas solares e senis, emite luz intensa pulsada, destruindo a pigmentação da região), e ainda o trinity mais novo de todos os procedimentos ( alia luz intensa pulsada, infravermelho e laser de diodo).

Então é isso Marias, fica aqui só um alerta de que ninguém precisa sofrer com as manchas na pele, é muito simples, o importante é previnir usando um bom protetor solar, com FPS compatível com o seu tipo de pele e atividade, e se o seu caso é de tratamento, já falei várias vezes e vou continuar batendo na mesma tecla, dermatologista sempre, forever, ainda mais com tanta modernidade e procedimentos ótimos ao alcance das mãos ( sim do bolso talvez não, mas quando queremos damos um jeitinho), é só procurar um médico e xô manchas indesejáveis!

Beijo









fonte: estilo UOL
fotos: divulgação

20 comments

  1. Anônimo

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.