Tecnologia do Blogger.

Adoção de Animais


publicado por Vivi Tassi em , ,

25 comentários

Há muito tempo, tenho visto no twitter e na internet, entidades que anunciam adoção de animais. Acho muito importante essa divulgação, os números de cães que são abandonados pelos seus donos crescem a cada dia, e acho triste que depois de dias, meses, anos de convivência, um ser humano possa fazer isso com um ser indefeso. Embora algumas pessoas não acreditem, quem tem cães, gatos ou outros animais, vai concordar comigo, que eles tem sentimento sim, e todos os dias nos dão provas disso, ao chegarmos em casa, ao sairmos, quando vamos alimentá-los ou simplesmente quando pedem um carinho. Resolvi então alertá-las sobre isso. Para falar sobre o assunto, convidei a Rô do Consuma com Moderação, lá ela fala sobre feminilidades, mas quem conhece essa pessoa maravilhosa, mais profundamente ( eu tenho esse privilégio), sabe que ela é engajada nessa causa, resgata animais abandonados e encaminha para adoção, isso quando não leva alguns para casa, hehehe, tamanho o amor dela pelos pet´s.

Então com a palavra Rô:



Quem resiste a uma fofurinha dessas?
Cada vez mais os brasileiros se rendem aos encantos de cães e gatos. Os benefícios são muitos: amor incondicional, companhia, alegria na casa, excelentes companhia para crianças. Mas nada é de graça, cães assim como crianças, dão trabalho e exigem atenção sim, mas nada comparado ao bem que eles nos fazem.


Muitas vezes a pessoa que gostaria de ter um cão não sabe por onde começar.
Existem tantos cães abandonados que a adoção é uma excelente opção, mas alguns pontos precisam ser pensados:
- O espaço que tenho disponível?
- Terei tempo para me dedicar ao cão?
- Qual o meu grau de atividade?
- Quero um cão pequeno, médio ou grande?
- Com pêlos longos ou curtos?
- Estou disposto a me dedicar à adaptação dele?
- Estou disposto a cuidar dele  por 10, 12 anos que é a média da vida de um cão?
- Eu tenho condições financeiras de levá-lo ao veterinário sempre que necessário, dar ração, medicamentos, vacinas, um local quentinho e confortável para ele ficar?
Tudo isso deve ser levado em conta quando pensar em ter um cão. Para todas as situações existem cães adequados.



De nada adianta levar para casa de uma pessoa que tem grau de atividade muito baixo, um cão hiperativo como um Pit Bull. Cães mais ativos precisam de mais exercícios para serem felizes.

De nada adianta adotar um São Bernardo se você não tem o mínimo de espaço para o conforto do animal.

De nada adianta levar um cãozinho de pêlos longos, se você não pretende dispensar uma parte de seu tempo escovando-o.
De nada adianta você querer um cão de pequeno porte e levar um filhotinho fofo e pequenininho, mas que quando adulto ficará de porte grande.
Estão vendo como essas questões são importantes?
Agora voltando aos animais para adoção. Muitos desses animais foram abandonados porque os donos não pensaram em nenhum momento nas questões acima e de um momento pro outro o cão deixou de “servir”. Cães sentem dor, fome, amor, tristeza, não são descartáveis.
O abandono de cães tem aumentado muito.  A castração é muito importante para que esse número não aumente. A castração evita uma gravidez indesejada e ainda evita várias doenças no animalzinho.


Quem ama animais e está pensando em ter um cão, pode começar a procurar nos CCZs de sua cidade. Lá você encontrará tanto cães de raça como SRD (sem raça definida), adultos e filhotes, machos e fêmeas. 
Cães filhotes são irresistíveis mas precisam de donos que tenham disposição e paciência para ensiná-los. Cães adultos já são mais fáceis de educar.



Alguns locais onde adotar animais: 

*Abrigo dos Bichos em MS - http://www.abrigodosbichos.com.br/
*PET MG em MG - http://www.petmg.com.br/

*SOS Vida Animal no RJ - www.sosvidaanimal.com.br
*Adote um Bixo em PE - http://adotebixo.blogspot.com/
*Anjos de 4 Patas na BA - http://www.anjosde4patas.blogspot.com/
*É o Bicho em SC - http://www.eobicho.org/
*Doação de Animais no PR - http://www.doacaodeanimais.com.br/

*ProAnima no DF - http://www.proanima.org.br/

Mais sites:
*Anjos dos Bichos - http://www.anjosdosbichos.com/
*UIPA - http://www.uipa.org.br


Rô, muito obrigada por esclarecer tantos pontos importantes sobre o assunto e pela participação, espero estar fazendo minha parte.

Beijo
Vivi

25 comments

  1. Anônimo

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.