Tecnologia do Blogger.

Sobre o que é ser mãe...


publicado por Vivi Tassi em

6 comentários

(imagem: Google)

Ser mãe realmente não é uma tarefa fácil. E não falo no sentido das fraldas trocadas, noites mal dormidas, cólicas incontroláveis, mas de coisas e sentimentos mais profundos.

Muito raramente se ouve falar que um pai abdicou de seus sonhos, do seu trabalho para se dedicar integralmente a um filho. Eu sinceramente não conheço um que tenha feito essa troca, a não ser os pais de revista.

(imagem: Google)

E ninguém, nem mesmo nós mães, somos obrigadas a fazer isso, se acontece é por necessidade e amor. Não trocaria o convívio do meu filho, por um emprego mal remunerado por exemplo, mesmo sabendo que trabalhar faz bem ao ser humano. Mas não julgo as mães que o fazem, pelo contrário, admiro por serem tão corajosas e bem resolvidas. Acho toda essa discussão complexa demais, e se aprofundada leva a caminhos que nunca conhecemos antes, que só a maternidade nos proporciona conhecer.

O que eu gostaria que tivesse uma explicação científica é: porque as mães se sentem culpadas por tudo? Que força é essa que nos faz deixar tudo de lado para cuidar, conviver com essa vida que nasce e depende completamente de nós? Porque sempre achamos que podemos fazer mais que o possível? Seria essa mistura de sentimentos o tal do "amor incondicional"?

(imagem: Google)

Como mãe preciso dizer que o amor incondicional existe mesmo, mas que precisamos gostar mais de nós mesmas, saber pedir ajuda, delegar, reconhecer que erramos. Não nos cobrarmos tanto, faz parte do aprendizado e nos deixa mais leves para levar a maternidade como mais uma etapa de nossas vidas.

Se for preciso trabalhe, sempre cuide de você, do seu corpo e da sua mente, não se abandone. Nossos filhos são ainda muito pequenos ( e mesmo os grandes) para carregar nas costas o peso da nossa felicidade. E é bem isso o que costumamos fazer, dar a eles essa responsabilidade, erroneamente, talvez por isso nos frustramos tanto.





Sobre o Autor:
Viviane Tassi Brabos Fundadora e administradora do blog Das Mariazinhas. [Continue lendo]

6 comments

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.