Tecnologia do Blogger.

Ela Chegou! A TPM me pegou!


publicado por Vivi Tassi em , ,

7 comentários


Olá meninas!


Logo quando o blog começou, ele era escrito por mim e minha cunhada, e escrevíamos mais matérias sobre saúde, dieta, comportamento, filhos. Hoje, mudou muita coisa, a Mi já não faz mais parte do Das Mariazinhas, é mãe de uma menina linda de 3 meses, e se dedica especialmente à ela, com toda razão.

Mas, algumas coisas que ela escreveu, me valem muito até hoje. As vezes fico lendo, e ponderando tudo o que está ali. Hoje por exemplo, numa TPM do cão, rs, resolvi republicar um post que gostei muito, foi um dos melhores da Mi, e que tá me servindo demais nesse dia nublado, sem graça, dolorido, rs, calma meninas, estou mesmo naqueles dias, e só lendo o porque de tudo isso consigo me sentir mais calma.

Fiquem com o texto.




De repente me deu uma louca vontade de chorar, de gritar, de bater em alguém... corri, me olhei no espelho e adivinha? Me senti horrível, gorda, com pele envelhecida. Tocou o telefone, era meu marido, achei que sua voz estava estranha, foi o suficiente para iniciar uma briga...desliguei irritada, me sentindo injustiçada, afinal, ele que me ligou e estava diferente!!!Resolvi ir ao supermercado, um cara fechou meu carro e quase bati!!! Voltei para casa, e esqueci metade das coisas que deveria comprar, mas advinha o que não esqueci? O chocolate!!! 
Hummmm...raiva, choro fácil, sensação de inchaço, desejo de comer doces, já sei, é ela...a nossa amiga que insiste em estar presente mensalmente, que chega de repente fazendo estragos e só no final descobrimos que foi tudo culpa dela, a TPM!!!!
Nós mulheres temos grandes vantagens biológicas sobre os homens, podemos gerar uma vida, somos sensitivas, conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo, praticamente malabaristas. E ainda suportamos nossa TPM, ouvindo destes mesmos homens (que choram por uma simples dor de cabeça) que é frescura!!!!AHHHH ISSO É DEMAIS!!! 
Resolvi escrever para eles de forma mais científica, não que isso vá facilitar a compreensão, mas, com nomes bonitos ficaria mais próximo do concreto (sim, porque só acreditam no que vêem!).
A TPM (Também chamada de desordem disfórica pré-menstrual), é uma síndrome que “ataca” cerca de 75% das mulheres, gerando sintomas físicos e psicológicos, variando a intensidade desses sintomas em cada uma. Pesquisadores dizem que o desencadear desta síndrome pode estar relacionado às alterações hormonais naturais desse período, que interferem no sistema nervoso central. Os sintomas são os mais diversos, desde humor depressivo, ansiedade, tristeza repentina à dores de cabeça, dores abdominais e sensação de inchaço. Apesar da TPM estar presente na vida da maioria das mulheres, é preciso muita cautela já que muitos destes sintomas também estão presentes em outros problemas físicos como hiper ou hipotireoidismo, e em problemas psiquiátricos, como a depressão.
O correto é buscar orientação de um médico ginecologista para que o mesmo avalie seu histórico e solicite exames necessários para excluir os problemas que citei acima. Mas se for em busca de medicamentos, mais um cuidado! Até hoje nenhum remédio teve comprovação científica, mesmo aqueles  prescritos pelos próprios médicos, como a vitamina B6 e vitamina E.
Mas acalmem-se, se seguirmos algumas orientações, tudo isto pode ser amenizado! Os especialistas recomendam que neste período o ideal é fazer algumas modificações na alimentação, como diminuir o sal, o café e comer de forma fracionada. Os exercícios físicos também podem contribuir significativamente.
Ahhh um chocolate também ajuda né? Pelo menos eu não dispenso o meu! Aliás, hoje preciso de uma caixa!!!!!kkkkk
Beijos,
Milene

7 comments

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.