Tecnologia do Blogger.

Candidíase: mais comum do que imaginamos!


publicado por Milene S. Mocheuti Tassi em

Sem comentários

Olá amigas...

Todas nós sabemos, ou pelo menos deveríamos saber, que a visita anual ao ginecologista é essencial para a prevenção e diagnóstico de possíveis problemas! Mas entre uma consulta e outra, podem acontecer intercorrências, que fazem com que a visita ao médico seja antecipada, e uma destas é a Candidíase.

Segundo a Secretaria Estadual de São Paulo, 60% de mulheres que procuram o Hospital Pérola Byington (Centro de Referência em Saúde da Mulher) apresentam diagnóstico de Candidíase e ao ler essa notícia, achei que deveria ser um assunto para ser postado no nosso blog, com o intuito de desmistifcar o problema.

Algumas pessoas podem ter conhecimento do tema , já que se trata de um problema comum, de fácil tratamento e sem maiores complicações, porém, para muitas, ainda pode ser desconhecido.

A Candidíase "é o nome que se dá a infecção fúngica (micose) causado pelas espécies de Candida. O acometimento mais conhecido é a infecção vaginal, chamada de vulvovaginite por cândida. A espécie mais comum é a Candida albicans, é considerado um membro normal da flora gastrointenstinal e genitourinária dos humanos. A maioria das pessoas são colonizadas por cândida e nada apresentam. Porém, qualquer desequilíbrio na flora local ou no estado imunológico do paciente, pode levar esse fungo a se proliferar e invadir tecidos, causando a candidíase." (http://www.mdsaude.com/2009/01/o-que-e-candidiase.html). Os sintomas mais comuns são ardência ao urinar, coceira na vulva e no canal da vagina, dor nas relações sexuais, podendo ser acompanhado de um corrimento branco.

Os principais fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da Candidíase são: uso prolongado de antibióticos, estresse, alergias, biquine molhado (pasmem vocês!), diabetes, genético ( algumas mulheres apresentam alterações genéticas e na mucosa vaginal que predispõem a infecção fúngica, independente de outros fatores de risco) e níveis elevados de estrogênios.

É importante ressaltar que ela não é uma doença transmitida sexualmente, porém, o processo de inflamação pode "facilitar" o contagio de outras DSTs como o HIV (aids).

O tratamento é feito com uma dose de antifungo e/ou creme vaginal, e alguns casos o parceiro também deverá fazer uso do medicamento.

Segundo a ginecologista Iara Linhares (em http://www2.uol.com.br/assuntodemulher/esp_vag_06.htm) alguns hábitos podem ser úteis para quem tem problemas de repetição de candidíase, evitando o uso de papel higiênico perfumado, absorventes internos e, se praticar atividade física com regularidade, usar malhas e calcinha de algodão.

Se você apresentar alguns destes sintomas descritos acima, procure o ginecologista, pois ele é o único capaz de diagnosticar com exatidão e preescrever a medicação adequada!!

Vamos nos cuidar mulheres!!!!

Links: http://www2.uol.com.br/assuntodemulher/esp_vag_06.htm
http://brasil.babycenter.com/pregnancy/infeccoes/candidiase/
http://www.mdsaude.com/2009/01/o-que-e-candidiase.html

Beijos
Milene

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.