Todas as vezes que penso em escrever sobre corpo, auto-imagem, vaidade, beleza e todas essas coisas que compõe o mundo, ainda que fantasioso, das mulheres, a primeira coisa que me passa na cabeça é a condição que a pessoa tem (ou não) de se colocar na realidade. Na minha prática clínica, a maioria das mulheres que se queixam de excesso de peso, ou insatisfação com o corpo, quando questionadas sobre o motivo de querer emagrecer, logo dizem que querem emagrecer para ficar igual Gisele Bundchen, ou para vestir 36. Não é impossível vestir 36, nem atingir o padrão magro de Gisele. Mas não é fácil, não é realidade para a grande maioria das pessoas, por causa de nossa constituição genética, por causa de nossa carga genética, da nossa predisposição física. Simples assim. Existem pessoas que por mais magras que sejam, jamais vão entrar num jeans 36. É possível ser magro e usar uma calça número 42. O que acontece é que na nossa sociedade, o belo, o bem sucedido, a meta, está ligada com algo que vai além das possibilidades da grande maioria das mulheres.
Hoje em dia é crime usar 42, 44. É pecado. É pior do que roubar, é algo digno de vergonha. Não pra mim, mas provavelmente você conhece alguém que se sinta péssimo em dizer o peso. O nosso caráter tem sido medido pela circunferência da nossa cintura, e isso é triste. Triste e preocupante. Preocupante por que por causa de uma fantasia, de um ideal irreal, existe um sacrifício enorme que coloca quem o pratica em risco. A pessoa que passa pela situação de não aceitação corporal sofre, o marido/namorado sofre, a família sofre, os amigos sofrem, a vida social fica prejudicada. A modelo da foto abaixo foi fotografada ao natural, sem photoshop, sem retoques, do jeito que ela é.
Causou os mais variados sentimentos. Ela tem coxas grossas, braços mais grossos, barriguinha saliente...Mas é incrivelmente bonita, tem um ar saudável, dentes bonitos, cabelos bonitos.Existe uma harmonia nessa modelo que não se pode negar. Ela é feliz, ao menos aparentemente. Ela me passa a sensação de alegria e de plena aceitação. Entretanto, a beleza hoje em dia está sendo vista apenas em função de quantos quilos você pesa, e ponto final.
Não consigo olhar para Marilyn, a eterna sensualidade em forma feminina, e achá-la “rechonchuda.” Para os padrões de hoje, para as passarelas e para todo o mundo fashion, ela é considerada quase plus size, ou simplesmente, gorda, caso prefiram. Não se vê modelos com essa forma física desfilando por aí, ou se existem, é um número muito insignificante, que faz com que a maioria das mulheres quando olham para uma foto de anúncio de biquíni se sintam inadequadas.
Se você tem anemia ou qualquer outra deficiência vitamínica, não importa. A beleza é a aparência exagerada dos seus ossos. Se a unha estiver quebrando e o cabelo caindo, por que você não se alimenta bem, dá-se um jeito: existe fortalecedor para unhas, shampoo antiqueda, blush e iluminador para dar ar saudável para o rosto, que vai sair na hora em que você tomar seu banho. Não estou fazendo apologia aqui para o não cuidado corporal. Estou querendo levá-las a reflexão a respeito do que é saúde, do que é a real beleza, e do que é a fantasia. Não tem nada de mal em querer ser magro, em querer usar jeans 36. Mas pense: o que tem por trás desse motivo? Qual é sua real intenção em ser magra? Por que usar 40 é indigno? Para quem você quer ser o que quer?
Quando conseguimos entender nossas motivações, fica mais fácil de corrigir algumas condutas e alterar outras. Existem muitos “entretanto” quando se fala em excesso de peso, obesidade, anorexia e outros. Com o passar do tempo, vou abordando determinados aspectos desses males “contemporâneos” e vou explanando-os aqui no blog. Por enquanto, gostaria que meu start aqui fosse esse alerta e essa reflexão: os motivos, as necessidades que nos fazem (por diversas vezes) comer tanto, e depois, querer parar de comer radicalmente. A quem estamos punindo?
Beijo
Camila Valério
Adorei Camila, antes de mais nada seja muito bem vinda, que ótimo que veio agregar seus conhecimentos ao Das Mariazinhas, eu mais que qualquer outra pessoa, estou muito feliz com essa aliança!!!
Acho realmente que as vezes procuramos algo que não está ao nosso alcance. Eu por exemplo, tenho estrutura grande e não entraria em uma calça 36 nem se fosse anoréxica,hahaha, mas brincadeiras a parte, talvez se colocássemos na cabeça nossa realidade e procurássemos chegar ao peso ideal para nosso biotipo, e não para o tipo físico da nossa vizinha, ou daquela modelo de revista (que aliás é "fotochapada") ficaria muito mais fácil eliminar aqueles 2 ou 3 ou até 5 quilinhos que estão sempre nos incomodando. Acho que o mais importante hoje, muito além de perder peso, é saber a real necessidade dessa busca desenfreada por um corpo perfeito, e claro ter saúde.
E para entendermos isso, refletir vai ser muito bom.
Bjão
[Responder
Comentário]
Adorei, já começou com tudo. Parabéns pela colaboradora, ficou super legal o post.
Beijos, Gabi
[Responder
Comentário]
Esses ultimos posts tem tudo a ver comigo, acabei de contar um pouco da minha vida de engorda emagrece lá no meu blog, mas o mais interessante é que pra mim é exatamente o problema acima, já estive pesando 57kgs e mesmo assim a minha calça jeans era 42... não lembro de quando vesti 36, ou se um dia já o vesti kkkkkk
bjs
[Responder
Comentário]
Oi Cami, adorei seu post, arrasou na estreia!!!
A ditadura da magresa está aí e seja infeliz quem quiser ficar tentando inutilmente seguir os "padrões" eu prefiro ser eu mesma nem gorda, nem magra.. saudável,com recheio extra na cintura..rss digo p/ o meu marido que é excesso de gostosura...rrss
beijão
sermulhereomaximo.blogspot.com
[Responder
Comentário]
Que ótimo o post Vi e Camila,
Ah, andava precisando mesmo "ouvir" o q vc escreveu. As vezes entro numa paranoia de perder os quilos em excesso e até consigo, mas ganho tudo de novo.
Não quero exageros, mas quero voltar ao quer era antes da última gravidez.
Beijos
[Responder
Comentário]
Adorei o post!!
Já fui completamente neurótica com magreza. Minha mãe dizia que eu estava feia de tão magra, doente, e eu lá, me achando o máximo!
Hoje em dia desencanei. Bonito é ser saudável! E acho a Marilyn muito mais bonita do que a Gisele! ;)
Bjocas.
[Responder
Comentário]
O post tá ótimo e a propósito sou mais a Marylin!!!
Oi Camila, adorei o post! Para mim não existe ninguem igual a Marilyn, ela é Diva!
Beijinhoss
[Responder
Comentário]
Amei o post!! Falou tudo!!! Sabe, estou mais para Marilyn, tenho 1,62 m, peso 62 kg, me acho linda.. Cuido da minha aparência e principalmente da minha saúde! Me alimento bem, respeitando as necessidades do meu corpo, mas tb com limites!!! O importante é a saúde estar ok e se sentir bem!! Vamos ser felizes, meninas!
[Responder
Comentário]
Vivi, agradeço pelo teu comentário do lado de la :D
e que bom que voce mencionou este tema.. tudo bem que 99% da população feminina nunca está satisfeita com seu corpo.. eu mesmo uso manequim 36, antes eu queria engordar pq me achava feia.. mas hoje em dia estou bm feliz comigo, me aceito bem mais; a auto-estima, a auto-confiança e o auto-conhecimento são fundamentais para que possamos reconhecer nossa beleza e nossos valores!
belo post! beeijos ;**
ps: põe foto do Theo aqui!
[Responder
Comentário]
Amei o post.Super estréia, acho super válido falar sobre essa ditadura e o falso moralismo que nos cerca.E viva a Marylin!!
bjas
[Responder
Comentário]
Olha o legal é sentir-se bem consigo mesmo... claro lembrando sempre da sua saúde!
Acho que ar curvilineas são bem mais lindas do que uma magrela com certeza cada mulher tem a "tampa da sua panela" basta procurar e não preocupar-se com a mídia qu só engana o ser humano pra vender seu produto!
Passa la no meu blog
www.paradefrescuraeescreve.blogspot.com
beeijo:*
[Responder
Comentário]
PARABENS PELO POST CAMILA!
ARRASOU =)
BJOO!
[Responder
Comentário]
Merilyn Monroe
claaaaaaaro não é pecado 42 ou 44 é lindo e saudavel!!!!!!Eu assumo minhas curvas não quero ser um palito ! SOU FELIZ ASSIM .....
[Responder
Comentário]
Ambas são vias né amor?! kkkk
eu adoro as duas (l)
lindinha amei teu blog viu?! dá uma passadinha no meu fofa?!
http://dikafashion.blogspot.com
te espero lá
estou te seguindo #
[Responder
Comentário]
Oi,Vivi! Te indiquei para responder a uma tag. Não sei se respondeu, mas passa lá, tá?
bjuuus
http://babadotrololo.blogspot.com/2010/07/tag-qual-e-seu-truque-de-moda-eou.html
[Responder
Comentário]
OI Vivi, ,polêmico esse seu post.
Também prefiro padrões de beleza a la Monroe, pois nós mulhers ficamos menos neutórticas com o corpo, mas dependendo de como a mulher magra é, ela pode ser muito bonita também...
bjss
[Responder
Comentário]
eh verdade!
e essa ditadura da magreza parece k não tem fim...!
eu adorei as fotos da modelo "foras dos padroes de passarela!" E olha que se for ver ela é bem magra! (eu achei!)
bjs
amandinha
[Responder
Comentário]
boa semana honey
Tem nova promoção no meu blog, é só ler atentamente as regrinhas para poder participar.
Beijos
http://cha-com-cupcakes.blogspot.com
[Responder
Comentário]
Quero agradecer a todas que leram, que gostaram, que comentaram. É importante ter esse feedback, e eu agradeço a cada uma de voces. Quero pode contribuir com algo positivo na vida de cada pessoa que eu puder, ainda que com palavras. As pessoas são lindas, cada uma ao seu modo, o que falta é valorização. Sou a favor de mudanças, de dietas, de tudo, mas sou a favor do amor, da aceitação, da alegria que temos conosco!!
Espero que todas possam sentir confiança em mim, caso queiram perguntar algo ou tirar alguma dúvida. O que estiver ao meu alcance, será respondido, e acolhido.
Vivi, mais uma vez, obrigada pelo espaço!
Beijos!
[Responder
Comentário]
eu visto 40 e sou feliz! :D
[Responder
Comentário]
Prefiro Marilyn, sem dúvidas! É a prova de que qualquer mulher, sendo "rechonchuda" ou não, pode ser sensual...
BjoO
Olá Marias queridas, eu também, como a Camila, estou muito feliz com a participação de vocês. Adoro quando comentam e gostam do que colocamos aqui no blog, que aliás é sempre feito com muito carinho.
Bjo à todas
[Responder
Comentário]
Ditadura da beleza do século XXI!!!!
adoramos seu blog Viviane!
Parabéns e sucesso!Beijokas@!
www.patriciawessler.com.br
www.pwmoda.blogspot.com
[Responder
Comentário]
Devemos buscar primeiro a saúde, bem estar, não adianta todo mundo querer seguir um padrão corporal, até pq pareceria uma unidade de montagem rsrsrs
E parabens, texto muito bem redigido! assino em baixo!
bjsssssss
[Responder
Comentário]
Sou seguidora do be dorothy e vi o link lá. Adorei o post. Depois que tive minha filha engordei muito, hoje estou na luta para emagrecer, mas saudavelmente. Como de tudo e a perda não é mirabolante. Já faz 4 meses e eliminei quase 10kg, mas ainda faltam vários, sigo na luta, mas sendo saudável. Obrigada pelo texto. Me fez refletir muito.
[Responder
Comentário]
FELIZ DIA DO AMIGO!!!BJOKITAS!
[Responder
Comentário]
Ei linda!
Sempre achei mais bonitas as mulheres voluptuosas, como a Marlyn por exemplo. E tem mais, acho que os homens pensam assim também!
Bjs
Suuuuuuuper bacana, Camila!
Parabens!!!!
[Responder
Comentário]
oi viviane: acho tudo muito estranho, é bom estar saúdavel e ter o corpo em dia? é claro que é? mas certos "alvos" são impossíveis... sabe qtos kilos eu tinha quando entrava numa calça 40, 50 kilos! tenho 1.77 de altura então já dá pra imaginar a minha aparência... hoje estou gordinha e muito mais feliz do que na época que usava calças 40...
ótimo post! bjo
Camila,
Otimo post. Espero um dia pensar assim...
Sun
[Responder
Comentário]
Amei e ponto! sem mais delongas! Acho que devemos ser saudáveis, ou seja nem ir p um extremo nem para outro, qualquer fanatismo é prejudicial..a cultura do saudável deveria ser difundida! Não é a magreza nem o sobrepeso..mas o saudável...;)
bjoooooooooooo
[Responder
Comentário]
Camila, arrasou no post.Vivi, adorei, feliz dia do amigo minha amiga virtual que gosto tanto, bjs, Va.
[Responder
Comentário]
Amei o post.
Sou mais a Marilyn...
Adoro ver modelos plus size... (não considero a Marilyn plus size, ela é normal, do tamanho da maioria das mulheres do mundo, rs...)
Agora uma coisa que eu acho feio, florzinha, além das esqueléticas, são as mulheres frutas, acho masculinizado e desproporcional o corpo dessas moças.
Bjos
[Responder
Comentário]
Muito obrigada pela msg de feliz dia do amigo, adoramos e estamos aqui para agradecer do fundo do coração e obrigada sempre por todo carinho com o Oficina Chic :)
FELIZ DIA DO AMIIIIGO!
Beijos, Gabi
Ps.: Amanhã vamos "inaugurar" uma coluna no blog, fique de olho ;)
[Responder
Comentário]
Eu quero vestir 38! hsuasuahush
Não conta pra ninguém, mas eu visto 34! [Triste] Tão magrelinha a coitadinha! rsrsrs Mas não se preocupe, sou baixinha tb, isso ajuda.
Beijinhos
[Responder
Comentário]
Muito importante Camila!!!! "O nosso caráter tem sido medido pela circunferência da nossa cintura,e isso é triste. Triste e preocupante." Concordo demais, e me dá indignação quando vejo que as pessoas julgam as outras justamente por isto. Tenho uma conhecida que me disse, PAtrícia, tu tavas tão gorda...parecia uma desleixada doente..... ..... ..... .... e todo o resto que sou? Isso de nada importa.... Adorei seu artigo!!!! Parabéns!