Tecnologia do Blogger.

Bons sonhos...


publicado por Vivi Tassi em ,

25 comentários




Se tem uma coisa que me deixa extremamente irritada, é acordar cedo, antes do sono acabar, com aquela sensação de que a cama me chama, e uma força maior toma conta de mim, hehehe. Parece que a alma fica dormindo enquanto o corpo tem que se levantar. Fico o dia todo, com o corpo dolorido, como se tivesse levado uma surra, com gosto ruim na boca, sem fome, ressaca mesmo, a pele um horror, e o cabelo pedindo ajuda, hehehe. Exagero meu? Acho que não! Eu preciso de exatas 8 horas de sono por noite, pra não sentir nada disso que descrevi aí.

Quantas de vocês se sentem assim como eu? 

E porque essa necessidade do ser humano em dormir? 

O sono, está ligado não só à um bom dia de trabalho ou estudos, mas à recuperação vital de todos os orgãos. Enquanto dormimos, nosso organismo realiza funções importantíssimas, com consequências diretas à saúde, fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios ( como o do crescimento e a insulina), consolida a memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além de relaxar e descansar a musculatura. É ou não revigorante?


Nosso sono é dividido em estágios que formam ciclos: fase de sonolência e sono leve, sono de ondas lentas  ( representa o momento do descanso cerebral e da reorganização da memória), e o auge do processo metabólico acontece no sono REM ( movimentos rápidos dos olhos), é o estado em que sonhamos, onde ocorre o relaxamento total da musculatura do corpo. Mas todas as fases são importantes, as atividades do cérebro precisam desses diferentes ritmos.

E qual o ideal de horas de sono?

Não existe um "ideal", em geral, os adultos costumam dormir de 6 a 8 horas por noite, mas pessoas saudáveis podem dormir até menos sem prejudicar a saúde. O que não pode, é acumular sono pra compensar depois, quando dormimos menos em determinada noite, devemos antecipar a hora de ir para a cama, na noite seguinte, se ao invés disso, acordar tarde para compensar a noite mal dormida, ou tirar um cochilo depois do almoço, vai ter dificuldade para dormir novamente, e assim perpetuar o problema.

 

Para ter uma boa noite de sono, algumas práticas são essenciais: 

  • Pratique exercícios físicos regularmente, preferencialmente no fim da tarde;
  • Invista em um colchão de qualidade e use travesseiros adequados;
  • Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso;
  • Faça uma refeição leve antes de dormir;
  • Cuidado com líquidos durante a noite, pois a necessidade de urinar vai interromper a sequência do seu sono;
  • Tome um banho quentinho antes de dormir. Use óleos relaxantes e cremes: eles proporcionam sensação de bem-estar;
  • Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário;
  • Relaxe sua mente, livre-se dos pensamentos, preocupações e ansiedade;
  • Evite álcool a noite;
  • Cuidado com as substâncias estimulantes, chá, café, refrigerante e chocolate são bons exemplos de estimuladores que podem prejudicar o sono;
  • Evite ingerir tranquilizantes, relaxantes e soníferos, pois eles podem criar hábitos indesejáveis para a conciliação do sono regular;
  • Vá para a cama somente quando estiver com sono. Deixe a cama caso não consiga dormir logo. E retome atividades relaxantes em ambientes com pouca luminosidade até ter sono novamente. Controlar as horas no relógio ao se deitar também é prejudicial, pois aumenta a ansiedade;
  • Medite. Meditar ajuda, de fato, a aprofundar o descanso. Quinze minutos por dia é o suficiente para obter resultados.
É isso Marias, dormir bem, faz toda a diferença, seu dia fica mais produtivo, sua pele mais bonita e seu humor muitoooooo melhor, as pessoas que convivem com você agradecem!












25 comments

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.