Tecnologia do Blogger.

Higiene íntima feminina


publicado por Vivi Tassi em , ,

9 comentários

Há alguns anos vimos surgindo no mercado os sabonetes líquidos para higiene íntima. Depois disso, muitas perguntas surgiram, principalmente se eles são mesmo eficientes e se há alguma diferença entre o sabonete comum e esses específicos. Além disso outras questões são muito comuns, referentes à absorvente correto, papel higiênico etc.


Hoje trouxe para vocês alguns mitos e verdades envolvendo a higiene íntima da mulher, e os cuidados necessários para uma boa saúde ginecológica. Essas dicas foram tiradas do site M de Mulher e se quiserem conferir a matéria completa é só clicar aqui.

  • O sabonete íntimo é igual ao sabonete comum? MITO. O grau de acidez do sabonete íntimo é igual ao da região genital, por isso eles reduzem a irritação na vagina. Mas os ginecologistas recomendam, água e sabonete neutro (glicerinado).
  • Absorventes perfumados podem causar alergia? VERDADE. O ideal é usar a opção sem fragrância. As substâncias perfumantes podem causar ardor, alergias, coceira, fissuras externas e até dor na relação sexual.
  • Faz mal usar sabonete íntimo diariamente? MITO. Não se o pH for neutro e a opção sem perfume.
  • Melhor usar calcinhas de algodão? VERDADE. O ideal para o dia -a- dia  é calcinha branca de algodão, facilita a transpiração e a ventilação da vagina. A cor também é importante, as mais coloridas podem liberar substâncias químicas do corante e causar irritação.
  • Protetor de calcinha pode ser usado diariamente? MITO. A região vaginal não deve ser muito abafada. O uso constante desse produto pode provocar corrimentos, coceira e infecções, porque torna o local quente e úmido.
  • Lenços umedecidos para higiene íntima podem ser usados diariamente? MITO. Os lencinhos das mesmas marcas dos sabonetes íntimos podem ser levados na bolsa e usados para uma emergência, mas se usados diariamente podem causar coceira e irritação.
  • Absorvente interno pode causar cólica? MITO. O uso desse produto não tem nada a ver com cólica menstrual.
  • O absorvente interno pode tirar a virgindade? MITO. Esse produto não rompe o hímen, essa membrana é elástica e resiste bem a colocação de absorventes internos.
  • É melhor usar papel higiênico branco e sem perfume que os coloridos e perfumados? VERDADE. O perfume e a tinta do papel podem agredir a mucosa vaginal e irritá-la.
  • O banho com água fria é mais indicado para higiene íntima? MITO. Para a higiene íntima tanto faz a temperatura da água.
  • Em dias de menor fluxo menstrual pode-se usar o mesmo absorvente o dia todo? MITO. O ideal é trocar o absorvente a cada 4 horas, o sangue mesmo em pouca quantidade é o ambiente perfeito para reprodução de bactérias e fungos que podem provocar doenças.
Alguns desses mitos e verdades eu já sabia, confesso que outros eu não tinha idéia de que alguém pudesse ter dúvidas, mas achei interessante colocar aqui para todas vocês. 

No próximo post, resenha sobre os sabonetes íntimos que eu uso.

E vocês Marias, sabiam de todos esse mitos e verdades que falei nesse post?


9 comments

  1. Adenilze Barreira

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.