(foto: Google)
Foi tudo planejado e programado. Pensamos eu e meu marido em colocar o Theo aos 3 anos na escola. Por motivos que não vem ao caso, essa entrada foi protelada, uma, duas, três vezes. Eu como mãe e a pessoa que mais convive com a criança até hoje, estava me sentindo impaciente, e necessitando de um tempo para mim, para a Viviane mulher, vaidosa, a Viviane que gosta de ler, andar por aí sem ter onde ir, só para cobiçar os modelitos expostos nas vitrines das lojas.
Mas finalmente o dia chegou, e os preparativos tomam conta do meu tempo, aliás do nosso tempo. Fiz questão de que o Theo, com seus apenas 3 anos e 8 meses, participasse de tudo. A escolha do personagem que viria estampado em sua mochila, na lancheira, e até na escolha da escola, ato tão importante para o futuro e desenvolvimento do meu único filho. O pai também participa, com mais tranquilidade e, dentro do seu tempo disponível encontra um espaço para nos acompanhar às compras. Uniforme, material escolar, calçado. E quando perguntamos quem é que vai pra escolinha, a resposta é rápida e certeira: "o Theo e a mamãe".
Sabemos que um período de adaptação será necessário, mas ele é criança e como sempre vai se encaixar facilmente nesse novo ambiente, principalmente depois da primeira ida ao playground da escola. Nossa esperança é que com essa nova atividade, ele se torne uma criança mais acessível, que saiba dividir e conviver com outras.
Mas e eu? Como fica a Viviane que ansiava tanto por um tempo livre, pra fazer nada, apenas se deixar levar pelo silêncio ( acreditem, ficar em silêncio vale ouro! ),ou a Viviane sedenta por sair de casa e fazer o que gosta, procurar o que realmente lhe dá prazer?
Confesso que minha adaptação será muito mais difícil! Já estou me sentindo sozinha e perdida. Minha cabeça dá voltas toda vez que penso nesse tempo livre que vai fazer parte do meu dia. E tento encontrar dentro de mim uma solução, uma maneira de ser produtiva, de fazer mais, muito mais do que faço hoje, e fazer por mim e não por todos que me cercam ou que até agora são minha vida, meu trabalho, meu esporte, minha religião, meu prazer.
Quem é que entende o coração e os sentimentos de um ser chamado "mãe"???
Que lindo!! Mãe é bicho complicado mesmo, moro longe da minha e sinto uma saudade!!!
Quanto a vc não se preocupe, você se envolverá em outros projetos e quando vir já estará nas férias.
Beijos!
Ildete Pereira
@IldetePereira
Mossoró-RN
[Responder
Comentário]
Olá vivi, tb passei por todos esses momentos de angústia, mas acredite a escolhinha é ótima para as pequenos e ter um rempinho para fazer as coisas que vc curte depois de tanto tempo é tão bom!!
boa sorte nesse momento bjs
dri
www.semprecoisasbacanas.blogspot.com
[Responder
Comentário]
amooore tem tag lá no blog -> Mais quem é essa minha blogueira?
tá valendo pra todas, então responde vc tbm *_*
[Responder
Comentário]
Ai que lindo Vivi...
Só outra mãe mesmo pra te entender! Como eu ainda não sou, rsrs acompanho casos de amigas, aliás, uma amiga querida me pediu dicas de boas escolas aqui em minha cidade pro filhote dela de 3 aninhos também... Encontrar uma perfeita é luta!! O.o
Eu fico com tanta dozinha, não deve ser fácil. Porque como professora eu sinto! Imagina a mamãe!!
Força amiga! Você vai se adaptar e amar ele contando pra você as novidades dele, agora ele terá suas historinhas e vivências pra compartilhar... Coleguinhas...
Meu priminho João tá com 8 anos agora, mas eu chorei na primeira apresentação de festa junina dele com 3 aninhos... Coisa mais linda! kkkkkk
Tive alunos de 3 anos, um deles falava pra mim: "quero ir pa icóia pofessola"...Ele sabia que o maternal não usava cadernos kkkkk
Ai, me empolguei!!! Vou esperar as novidades heim! Pode compartilhar!
bjãaaao e que Deus te abençoe nessa nova fase! ^^
Suzue
Olá!!!! passei para me atualizar das novidades no seu blog que por sinal está cada dia mais lindo, adorei conferir suas resenhas,Sinta-se a vontade de conhecer o meu cantinho virtual e deixar recadinhos quando desejar.
Nossa eu não sou mãe mas sou uma tia viciada no meu sobrinho completou 3 anos ontem e me coloco nesse momento de dúvidas no seu lugar, acho humano esse sentimento de apego, mas sei que vida nos desafia para nos superarmos e tenho certeza que vai sair vitoriosa disso.
Abraços Lise
http://liseiesbick.blogspot.com/
maniademakeup@gmail.com
[Responder
Comentário]
Oi Vivi! Não sou mãe ainda, mas sou professora! E acabo sendo um pouco mãe dos filhos alheios!! E concordo: a sua adapatação vai ser bem mais difícil q a dele! MAs vc vai acabar se acostumando e gostando mto, tds os dias ele vai traezr uma novidade para vc!!!
@AnônimoObrigada pela força Ildete, espero que seja mais fácil do que estou imaginando. Bjo
[Responder
Comentário]
Ai Vi, que lindo, fiquei aqui emocionada com sua angústia, às vezes quando achamos que está tudo resolvido, nos deparamos, com milhares de "outros" problemas e temos dificuldade até de preenher este "tempo" que nos parece "sobrar"!!Mas é assim mesmo minha amiga, ainda vai sentir o nó na garganta no "seu" primeiro dia de aula, depois as coisas vão se encaixando, faz parte, vai ser melhor para seu filhote, bjs, Va.
@NenaNena, o pior é que sei o quanto vai ser bom para ele e para mim também que a tanto tempo espero um espaço pra voltar a fazer o que gosto. Mas e o coração de mãe né, hahaha. Difícil explicar. Bjo
@Mariana DinoObrigada Mariana. Bjo
@Liseane IesbickObrigada por acompanhar o blog e pelo carinho e apoio nesse momento da minha vida. Bjo
@NathyVai ser lindo com certeza Nathy. Ele é um menino muito esperto e criativo, vai ser ótimo vê-lo se desenvolver ainda mais. Bjo
[Responder
Comentário]
Nossa passeipor esta experiência 2 vezes c/ a minha uúnica filha, primeiro foi pra uma escolinha aos 2s anos e este ano com 6 anos p/ o primeiro ano em um colégio com 5000 alunos. Ai que aperto no coração, o primeiro dia ela me disse que a barriga doia. Deixei ela na escola e chorei sozinha!!! Mais agora depois de 6 meses de aula ela esta feliz e adaptada, fiz uma otima escolha pra ela, E eu ah!!! Tenho me dedicado a minha profissão e aproveitado muito nossos momentos juntas, isso é ser mãe!!! bjs kê http://eaipodeounaopode.blogspot.com/
@tralalá da SuzueSuzue sempre tão querida! Estou me apegando nisso mesmo, nesse desenvolvimento, nessa vivência que será para ele única e faz parte da vidinha dele. Sei da importância disso e que não podemos pular fases né!!! Meu coração vai se acalmar com certeza. Pode esperar que vou contar sim as novidades aqui. Beijos
@Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de LuxoVa minha BFF, rs. É isso mesmo que sinto! Até mesmo o tempo que vai me sobrar não está sendo tão importante, tamanha minha angústia. Sei que é normal e que vou aprender. Para meu pequeno príncipe vai ser muitooo, muitooo bom mesmo, é nisso que me apego. Beijos
[Responder
Comentário]
Deve ser difícil, né Vivi?
Mas vc vai tirar de letra!!!
bjinhos
[Responder
Comentário]
Vivi lindaaa! olha eu não tenho filhos mas como professora já muitas mamães levaram seu pequeno pra começar essa nova fase tão importante na vida dos dois. Pra ele pois marca uma nova etapa do desenvolvimento, de descoberta, autonomia e pra você também porque marca a reconquista de um espaço que é seu, a nova maneira de se preocupar, de gerir esse "ser mãe", e porque não de amadurecimento também pra ti e até pro maridão que querendo ou não passará a ver em você um mulher mais completa ainda. Adminstradora de seus sentimentos, preocupações e anseios.
bjas, te amo amiga Vivi, lindaa!
[Responder
Comentário]
saudades do seu blog
@DeaTomara Dea, tomara, rs. Bjo
@Renata SoaresRe, acho ótimo os comentários das minhas amigas professoras, rs. Vc entendem os dois lados, mesmo não tendo filhos, estão muito perto de mães e filhos né! Obrigada pelo apoio e pela força! Bjoossssss, minha amigaaaa!
@MonikeGatona, vem mais aqui!!! Bjo
[Responder
Comentário]
Ah, Vi!
São tantas as fases angustiantes sabia? A gente devia entender isso antes de tê-los né? Cada fase um sofrimento diferente, ma também um prazer. Sentimentos contraditórios fazem parte da vida viu! Beijos.
Fê
@Belle et LuPois é Fê, isso me atormenta um pouco, porque não gosto dos sentimentos contraditórios, mas é a vida né amiga, e vivendo se aprende.
Bjo
[Responder
Comentário]
Acredito que logo vc descobrirá as flores dessa nova etapa! ;)
[Responder
Comentário]
Vc logo descobrirá as flores dessa nove etapa! :)
[Responder
Comentário]
Vi, eu acho que assim como as crianças, as mães tem uma capacidade de se adaptar bem a esee tipo de mudança... Jajá melhora!
Bah.. realmente toda mãe precisa de um tempinho livre! Mesmo as que não trabalham fora de casa!
Eu fui pra escolinha com essa idade ae tb! Fiquei dois anos no jardim e depois fui pra primeira série... ou seja.. depois que entrei no colégio, foi uns 20 anos de estudo todos os dias... contando a faculdade rsrs...
E lembro tb, que no primeiro dia no jardim eu chorei, o primeiro dia no outro colegio, pra ir pra primeira série eu tb chorei... e chorava sempre que minha mae se atrasava pra ir me buscar.. rsrs
Mas o melhor, é isso ae mesmo, colocar a criança com 3/4 anos na escola!
Beijos
Dy
[Responder
Comentário]
Ihhh Vivi... logo, logo vc acostuma, sabe pq? Ele vai chegar da escola contando tudo que aprendeu e tudo que fez naquele dia. É tao bom poder dividir isso com ele, pq vc cresce e aprende junto.
Tenho um filho que acabou de fazer 3 anos e ele ama ir pra escola. Brincar, desenhar, mexer com tinta e massinha(pq aqui em csa, isso nao entra jamais. Coitada das minhas paredes, rs) e vc cuidar de vc mesma e poder ter os seus momentos sozinhas.
É isso ae... espero ter ajudado!
Beijos
[Responder
Comentário]
Aiiii Vi, imagino ...uma nova etapa que com certeza será para vc e para ele, mas da tudo certo..
beijos mil amiga
Tati
www.phinerrima.blogspot.com
[Responder
Comentário]
É assim mesmo. Com o tempo vc acostuma. Meu filhote tbem foi pra escola esse ano rsrs
[Responder
Comentário]
Vivi,
ser mãe é sofrer e ter alegrias nunca antes imaginadas.. rs
Compartilho com você essa maravilhosa experiência e só o que eu posso dizer é que você vai se adaptar com o tempo: você precisa do seu tempo também, mas teve muito tempo dedicado ao seu filho pequeno; então é normal se sentir assim!
Olha, certamente essa entrada na escola será ótima para seu filho também e tenho certeza, para você querida!
um forte abraço!
[Responder
Comentário]
Vivi,
nao sou mãe e nunca serei.
Mas sou uma felizarda que no dia 28/07 comemorou os 79 anos da mamis.
Até hoje essa mulher começa uma nova fase com seus filhos.
A ultima esta sendo deixar o filhinho dela de 48 anos ser um homem casado.
Relaxa...muitas começar para você é o Theo.
Beijos
[Responder
Comentário]
ai Viviiii
que momento lindooooo!
O Theo deve ser um menino de ouro! Tenho certeza de que logo logo voce estará acostumadíssima com essa situação!
e como está a vida em Assis City?
bjs
amandinha
@KêNão adianta mesmo, nós como mães vamos sofrer em cada nova fase dos nossos filhos. Mas por dentro sabemos de todos os benefícios e o quanto tudo vai ser bom. Bjo
@quelimacTorço por isso querida. Bjo
@Camila MonteiroCom certeza Ca. EU só preciso encontrar o caminho. Bjo
@incondycionalHahaha, ai Dy, vc me fez lembrar que pra ele também vai ser complicado, hahaha. Bjo
@MarianaMari eu sou uma mãe bem desencanada com as paredes, hahahah, deixo brincar com massinha, caneta, giz de cera, aliás o Theo uma vez pintou um quadro na parede do quarto dele, hahaha, quase morro. O que acho mesmo é que ele precisa da convivência com outras crianças, conhecer outras histórias. Vai ser muito bom pra ele mesmo. E com certeza eu pretendo reaver minha vaidade e o tempo pra cuidar de mim. Bjo
@TatiObrigada pela força Tati. bJO
@Patricia PierazoPati, eles se desenvolvem muito na escola né?!? Espero que seja muito bom! Bjo
@Mercedes, D.De, obrigada pelo carinho, vc é muito sábia e tenho certeza que está certa em tudo o que diz. Agora ser mãe é muito bom né, é acreditar que nunca mais estaremos sozinhas. Bjo
@Lucia SouzaLúcia que linda deve ser sua mãe! Em qualquer idade, mãe é mãe mesmo, as preocupações mudam mas ainda existem, haha. Bjo
@AmandinhaAmandinha, não é porque trata-se do meu pequeno príncipe, mas o Theo é mesmo um menino de ouro, rsrsrs. Se eu for enumerar as qualidades dele aqui pra vc.... vai demorar e vcs me chamarão de corujona, hahaha. Eu e ele vamos aprender a acostumar com a nova situação.
Amiga, Assis está ótimo, a cidade é muito calma, mas estou adorando morar aqui.
Bjo
[Responder
Comentário]
Esse post merece comentário!
Li revivendo os momentos inexplicáveis de choro aos soluços que passei. Meu filho começou aos 2 anos e meio na escolinha. Eu chorava todos os dias até mais ou menos uma semana. Era só lembrar dele na escolinha que o sentimento de perda me dominava. Passei a fazer visitas na escolinha e vi quando meu filho assustadinho olhou pra mim, me deu um beijo e um abraço e saiu correndo ao encontro de outras crianças. Naquele momento eu percebi que tinha que entender que ele tem uma vida separada da minha. A gente cria filhos e eles voam igual passarinho. Eu já me preparo para o dia de seu casamento, mesmo chorando agora como estou, vou entender e desejar o melhor pra ele. Esse sentimento de proteção exagerada que tenho e sempre tentei me controlar, não é bom pra criança. Nós mães temos que sempre usar a nossa essência e buscar sempre a felicidade. Pois filho quer ver a mãe feliz, mesmo quando a gente esconde uma lágrima e mostra um belo de um sorriso,é como fiz agora ao entrar Yan pelo meu quarto. Te amo filho! Parabéns pelo post.
[Responder
Comentário]
Oi Vivi! É uma nova fase que começa. Minha filha tem 3 anos e 5 meses e foi para a escola com 2 anos e 5. Foi exatamente uma semana de adaptação. Mas agora ela adora a escola. Como eu já trabalho fora não houve mudança significativa para mim. Mas para ela com certeza. Tem as 'migas' da escola, a 'sora' tudo muito lindo. Vc vai curtir tanto quanto ele.
bjos