Aqui vão algumas regrinhas bem básicas de como se portar a mesa, Vamos lá?
Para começar nossa conversa três lembretes: É proibidíssimo falar de boca cheia, fazer barulho ao mastigar e começar a comer antes que os convidados já estejam todos servidos.
A primeira coisa a fazer ao se sentar é colocar o guardanapo de tecido no colo, se ele for engomado mantenha-o dobrado na horizontal pelos vincos. Use-o para limpar levemente a boca quando necessário e sempre que for beber alguma coisa, nada de deixar a beirada da taça toda suja, tá pessoal! Se precisar se levantar durante a refeição coloque-o ao lado do prato, sem dobrar. Se for de papel, deixe-o sempre sobre a mesa.
Jamais use seus talheres para se servir do que está nas bandeja ou travessas e nem fique vasculhando ou remexendo tudo em busca de seus pedaços e partes preferidas. Evite passar o seu braço na frente das pessoas para pegar alguma coisa, peça-o a quem estiver mais perto.
Não passe alimentos do seu prato para o de outra pessoa, nem se for para a mamãe.
Descanse os talheres entre uma garfada e outra, ninguém merece uma pessoa com garfo e faca em punho o tempo todo. Não misture ou fique revirando a comida e tente manter a beirada do prato limpa.
Coma pausadamente para tentar terminar mais ou menos ao mesmo tempo que as outras pessoas e lembre-se: o garfo leva à comida a boca e não a boca vai até o prato, portanto evite debruçar-se sobre ele. Não fique com os cotovelos na mesa e evite deixar as mãos no colo, apóie o antebraço naturalmente ao lado do prato.
Ao terminar a refeição, coloque os talheres um ao lado do outro no meio do prato. “Estou cheio”, “passando mal” ou “comi demais”, nem pensar. Diga simplesmente: Obrigado, estou satisfeito. Por fim, retire o guardanapo do colo e coloque-o desarrumadamente ao lado do prato. Nada de dobrar-lo todo bonitinho de novo.
Nenhum segredo e nota 10 no comportamento!
Beijos
"A Dani é colaboradora do Das Mariazinhas,
autora do blog Dani Prata,
empresária, sócia do
em Belo Horizonte."
[Responder
Comentário]
Gostei do post , é sempre bom relembrar essas dicas.
[Responder
Comentário]
Adorei o post, Vivi!
bjss
[Responder
Comentário]
Confesso que já cometi algumas gafes,como pasar uma coisa q não gostei por prato da mamãe!!rsrs!! Mas não faço mais!! Adorei as dicas!
[Responder
Comentário]
Olá meninas, quem nunca comete erros? O importante é aprendermos e colocarmos em prática, não é mesmo!
Beijos
[Responder
Comentário]
Vi, tenho pavor qdo vejo um braço atravessando minha frente rsrsrsrs, tenho esta experiência algumas vezes, fico até nervosa hehehe, adorei as dicas, bjs, Va.
[Responder
Comentário]
Amei as dicas!
E confesso que tenho muita dúvida em relação a facas: um dia fui a um jantar de congresso e me deparei com várias facas ao meu lado. Fiquei muito confusa e então resolvi ir usando em ordem. Acertei. Mas até hoje não sei bem qual serve p/ cada. Sei que tem uma para peixe...
Beijocas
[Responder
Comentário]
Naiara
O segredo é usar os talheres de fora para dentro e terminada cada etapa deixe os talheres dentro do prato para serem recolhidos. A faca de peixe é totalmente diferente das outras, não tem como confundir, ela não tem corte (dentinhos).
Beijo
[Responder
Comentário]
adorei as dicas
se todo mundo agisse assim, estava bom!
[Responder
Comentário]
Aiii que bom! Acho que faco tudo certinho!
Bjs
Amandinha