Tecnologia do Blogger.

Passado x Presente = Desenhos Animados


publicado por Vivi Tassi em

14 comentários





Olá Marias!!!

Eu como mãe, não posso deixar de comparar, a vida que eu tinha de menina, e a que meu filho tem hoje. E concluo que tudo mudou mesmo, e muitoooo.

Quando, antigamente, se ouvia do pediatra que nossos filhos deveriam tomar vacinas contra catapora, hepatite A, meningite C, em clínicas particulares, ou que a pasta de dente dos pequenos é especial, sem flúor, até pelo menos os 5 anos de idade, e as escovas também devem ser próprias para cada idade. Imagina! Não me lembro nem da minha mãe comentar que escovava meus dentes com 2 anos, hahahaha. Tudo bem, graças a essa mudança, a saúde da população melhorou muito.

Mas não é sobre isso que quero falar, vamos conversar hoje sobre uma mudança mais agradável, nada de doença ou saúde, mas de diversão, desenhos animados.

Algumas de vocês não vão se lembrar, afinal, estou falando de mais ou menos ( ai, vai doer muito em mim,kkkk), 30 anos atrás, snifff!!! É eu sei, é muito tempo, mas não poderia deixar de citar precisamente quantos anos se passaram nas nossas vidas, e não se preocupem, uma coisa que se modernizou e muito, foram os cremes de beleza, kkk!

Então tá, "na minha época" ( ai odeio esse tipo de frase...) o que se passava na televisão eram desenhos do tipo em que o vilão maltratava o mocinho até o final, quando o bonzinho acabava ganhando, mas não se resumia a isso não, pra ganhar do mal, o bem usava espadas, dinamites, armas de raio laser, essas coisas que os meninos gostavam, e que estimulam a violência.


Quem não se lembra do Corrida Maluca, com Dick Vigarista aprontando das suas, ou do Pica Pau, estourando dinamites na boca do pobre do Leôncio, e ainda He - Man, She - Ha, Power Hangers, os heróis japoneses que usavam robôs e lutavam contra medusas gigantes e dragões perigosos.Eu me lembro bem.

Só que hoje, os desenhos animados mudaram e da água para o vinho, sendo mãe, não posso deixar de dar graças. Não se vê mais violência, não se vê tão visivelmente a diferença entre o bem e o mal e muito menos armas nas mãos dos personagens, agora eles usam livros, mochilas falantes, são amigos de animais e salvam instrumentos musicais. Cantam para adquirir força e interagem com as crianças do outro lado da tela. Estimulam a imaginação e a criatividade. As palavras mais pronunciadas por eles são, por favor, com licença, desculpe e obrigado.

Alguns canais responsáveis por essa mudança são Discovery Kids, Nick Jr. e Playhouse Disney. Aí vão alguns exemplos do que estou falando:


No Discovery KidsBackyardigans ( 5 amiguinhos: Tyrone, Austin, Tasha, Pablo e Uniqua, usam a imaginação, a criatividade pra construir histórias e viajar por elas, dentro do próprio quintal), Miss Spider ( uma mamãe aranha e seus 6 filhinhos, entre eles uma libélula e um percevejo, adotados, ensina à eles como conviver entre si com todas as diferenças) e Chalie e Lola ( dois irmãos que viajam pela imaginação e estão sempre falando as palavrinhas mágicas).


No Playhouse Disney, A Casa do Mickey Mouse, (com os personagens que já conhecemos, mas ensinando a contar, a cantar e a ajudar) e Mini Einsteins ( o nome já diz, são 4 gênios amigos, que tem o poder da instrumentalidade, canto, dança e regência, nesse desenho as músicas são de Bach, Beethoven, e também mostram obras de arte e monumentos famosos de todo o mundo, como Museu do Louvre, Coliseu e Estátua da Liberdade, eles ajudam instrumentos musicais e animais perdidos).


E por último, os favoritos do meu filho, que são do Nick Jr., Dora a Aventureira ( uma menininha e seu amigo macaco de botas, que ajudam os animais e interagem com as crianças, ela ensina a pronunciar palavras em inglês e o significado delas), Go Diego Go ( primo de Dora, também ajuda animais e fala inglês, junto com sua irmã Alícia e o bebê onça) e Super Fofos ( um bebê tartaruga, uma pata e um porquinho da índia, que moram em uma escola e usam a imaginação pra salvar animais em seu barco voador)

Eu sei que os desenhos não substituem mamães, escolas e muito menos educam como devemos fazer, mas cá entre nós, sem tanta violência e com muita educação, fica mais fácil convencer nossos pequenos de que é preciso saber dividir e dizer palavras simples como por favor e obrigado. Assim, não estaremos dando tiro no escuro, ops, olha a violência aí, hahahaha.

Até a próxima!!!

14 comments

  1. Paula Falconi

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.