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Sua beleza pode estar no prato


publicado por Vivi Tassi em , , , ,

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Segundo nutricionistas, especializados em alimentação funcional, seu kit de beleza mais poderoso, não está na bolsa, nem na nécessaire e sim no prato. Eles sugerem que dependendo do que comemos, podemos ter unhas fortes, cabelos brilhantes e pele sedosa. E essa melhora, pode acontecer entre 20 e 30 dias do início da mudança de hábito, sendo que os melhores benefícios aparecem depois de 60 a 90 dias.


Para tirar o melhor proveito dos alimentos, o ideal é consumí-los in natura, e não precisa enlouquecer, tentando montar o prato mais saudável do mundo, é preciso apenas garantir a variedade e ter criatividade porque temos a mania de comer sempre a mesma coisa, deixando de lado alguns alimentos que tem vitaminas importantes para o organismo.

Mas atenção, porque a beleza na mesa, só funciona se for acompanhada de sono de boa qualidade ( bananas e  alface, nozes e castanha, tem vitaminas e minerais que favorecem o sono), consumo de fibras e líquidos      ( água e sucos de fruta natural sem açúcar).

Não comece com mudanças radicais, pequenas substituições, são o caminho mais simples para melhorar a alimentação. Alguns deslizes são permitidos, carne vermelha pode ser consumida até três vezes por semana, nas versões assadas ou cozidas, e álcool, embutidos e frituras, não devem estar no cardápio, mais de uma vez na semana.


A nutricionista Elaine Cristina Rocha de Pádua, preparou um guia para colocarmos mais beleza no prato, confiram...

Sucos para afinar: O segredo é usar alimentos que aumentam o gasto energético. Turbinados com chá verde, vermelho ou branco, eles também aceleram o metabolismo em 5% a 10%. Combinações certeiras: laranja, maçã e acerola; abacaxi e framboesa com água de coco; morango, melancia e limão. Podem ser combinados também com gengibre, couve, cenoura, brócolis, salsinha, semente de linhaça e água bem gelada.

Para retardar o envelhecimento: Tomate, acerola, morango, melancia, cenoura, beterraba, abacaxi, laranja, uva, limão, melão e hortelã são alimentos ricos em flavonóides, carotenóides, polifenóis e outras substâncias antioxidantes com propriedades antiinflamatórias. Além disso são diuréticos e ajudam a desinchar.

Contra o inchaço: As melhores opções têm alto teor de água: melancia, melão, abacaxi, pêra, uva e morango; entre as frutas, e pepino, abobrinha, chuchu, alface, agrião, rúcula e almeirão entre legumes e verduras. Laranja, banana, kiwi e manga são ricas em potássio, que evita a retenção de líquidos. Água de coco entra no mesmo time.
No prato, inclua alface, rica em clorofila, ácido fólico, vitamina C, potássio e fitoquímicos como flavonóides e lactucina, que ajudam no processo de desintoxicação e diminuição do inchaço. Alcachofra, aspargo, chicória são diuréticos e excelentes para manter a flora intestinal saudável e diminuir a barriga.

Pele impecável: Todos os antioxidantes colaboram nesse capítulo. Além deles, não dispense cereais, ovos, peixes e produtos lácteos; entre as frutas, acrescente à dieta acerola, caju, goiaba e romã. Outros antioxidantes poderosos são tomate, pimenta, abóbora, mamão, melão, pêssego, damasco, cenoura, pimentão, batata-doce, abobrinha, espinafre e salsa, todos ricos em licopeno. Vegetais folhosos verde-escuros bloqueiam radicais livres. O selênio, antioxidante importantíssimo, é encontrado em nozes, castanha-do-Pará, grãos integrais e frutos do mar.

Para combater a celulite: Conte com café, chá preto e cacau, estimulantes vasculares, e castanha-da-índia, mamão e abacaxi (antiinflamatórios e antiedema) para amenizar a celulite.

Cabelo forte e brilhante: Capriche na água e consuma ômega 3 (atum, salmão, cavalinha e sardinha têm altas concentrações), para nutrir fios, hidratar e fortalecer a estrutura dos fios ao longo do crescimento. Por ter ação antiinflamatória, o ômega 3 reduz a coceira e a caspa e é útil no tratamento do eczema e psoríase do couro cabeludo.
Para combater a queda de cabelo, cenoura crua, batata-doce, beterraba, acelga, chicória, espinafre, pimentão, abóbora madura, mamão, manga, pêssego fresco, tomate, grãos integrais, couve, brócolis, repolho, ervilha verde, lentilha, feijão, soja, amêndoas, abacate, ameixa, banana, melancia, carnes magras, germe e farelo de trigo, aveia, margarina de milho e pão de trigo integral.

Unhas bem nutridas: Coma laranja, pimentão amarelo, mamão e morango; folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais; peixe de água salgada, gema cozida, levedura e grãos integrais; proteína animal garante proteínas do complexo B.

Eu particularmente acho que se além de fazer bem pra saúde, ajudar no controle de peso, nos dar mais disposição para as tarefas do dia a dia, esses alimentos ainda nos deixam mais bonitas, está na hora de mudar e aderir à um tipo de alimentação mais saudável, só teremos a ganhar, e nada a perder. Vamos pensar nisso.
Beijo,
Vivi
fonte: Delas/Ig
fotos: Google

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  1. nayanne

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