Tecnologia do Blogger.

Dinheiro...pra que te quero???


publicado por Vivi Tassi em

3 comentários



Olá meninas,

Hoje vamos conversar um pouco de um “mal” muitooo necessário: o dinheiro! rsrsrs...

Na verdade, só é um mal quando não o temos, em especial para comprar aquela blusa da vitrine que, com certeza, estaria mais bonita no nosso guarda-roupas né? rs... Não vou entrar na questão de alimentação, moradia, coisas essenciais para a sobrevivência, na qual só é possível obter com dinheiro.
O que quero refletir hoje é sobre a nossa relação com esse bem tão valioso!

Observar essa relação é também observar aspectos da nossa personalidade. O valor que se dá e o que se faz com o dinheiro é tão subjetivo quanto nossos valores morais, nossas prioridades, nossa história de vida. Estabelecemos com o dinheiro uma relação com aspectos maduros ou imaturos, de compulsão, de auto controle, entre outros, que podem inclusive, nos trazer conseqüências sociais e psicológicas, tanto positivas quanto negativas.

O uso correto desse recurso está sendo discutido continuamente em jornais e debates, já que hoje, o Brasil encontra-se em um período financeiro que possibilita o crédito fácil, rápido e com bens de consumo mais acessíveis.
Para aproveitarmos de forma positiva esse novo cenário, economistas nos dão as seguintes dicas:
- nunca ultrapasse em 30% o valor do seu salário em parcelas fixas;
- faça uma planilha com seus gastos mensais, incluindo despesas como lavanderia, escola, o pãozinho do fim do dia, etc, para obter um controle e visualizar os gastos desnecessários;
- evite pagar o mínimo do cartão de crédito, já que os juros são altos;
- se estiver endividado, negocie com os credores, mas após ter feito um levantamento de quanto poderá pagar;
- faça uma reserva para sua família separando por mês uma quantia para eventuais necessidades. Se poupar é algo difícil, trace um objetivo para essa reserva, assim servirá de estimulo. Por exemplo, para a viagem do fim do ano.
Uma dica de psicólogo (a grosso modo) seria,  antes de efetuar qualquer compra, faça a seguinte pergunta para você mesmo: Eu preciso disto ou eu quero isso? Essa resposta sincera pode facilitar a decisão da compra.
Enfim, se você é daquelas que está sempre no vermelho, acho que precisa avaliar se é por descontrole ou por consequências do aumento dos gastos familiares e a estagnação do seu salário. Se a resposta for a primeira, tente se  reorganizar e ver se a questão não é apenas disciplina ou se exige  uma ajuda para tal.
Depois destas dicas, só tenho uma coisa a dizer: Boas compras....mas consciente! rsrsrs...
Beijo
"Milene Mocheuti é psicóloga, 
colaboradora do Das Mariazinhas, 
fala sobre comportamento."


Meninas, o meu novo bloguito Mamãe quero ser magra! também está atualizado. Corram lá comentem! 


3 comments

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.