Tecnologia do Blogger.

A Epidemia do Século


publicado por Vivi Tassi em ,

Sem comentários



Assisti hoje uma repostagem no Jornal hoje (Rede Globo) sobre uma mãe, que acorrentou o filho (13 anos) dentro de casa, para evitar que o mesmo consuma o crack! Segundo o jornal, a mãe buscou ajuda com o conselho local, que a orientou procurar uma clínica especializada. O menino foi para o hospital, já retornou para a casa e a mãe responderá a um processo por maus tratos!
Depois de assistir isso eu pergunto a vocês, porque essa mãe, que como tentativa de salvar o filho das drogas responderá um processo? Por que ao invés de enfrentar um doloroso processo, a justiça não se preocupa em oferecer a essa família e a tantas outras que existem, um suporte necessário para famílias de dependentes químicos? Concordo que acorrentar não é solução e pode trazer sérios problemas físicos e emocionais, mas alguém tentou se informar das diversas tentativas que já ocorreram? O problema com as drogas é uma situação muito complicada, que envolve não só a família dos usuários, como toda uma sociedade!
Aí você pode pensar que não tem nada a ver com isso, já que não tem na família pessoas com esse problema! Enganou-se! Somos vítimas tanto quanto os usuários e suas famílias! É comum assistirmos ou lermos matérias de latrocínios, de sequestro, de assaltos, onde, o gatilho disso são as drogas! Esse assunto renderia muitos posts, muita discussão, mas hoje quero apenas enfocar em um aspecto, o da epidemia silenciosa!
Sinto que as dorgas são a nova epidemia do mundo, muito mais que a influenza A, câncer e qualquer outra patologia! Sabe porque? Porque ela entra nas nossas casas, nas nossas vidas, nas vidas dos nossos filhos de forma avassaladora e não existe política pública específica para combatê-la! Seus dependentes são marginalizados e excluídos de qualquer tratamento descente, a não ser que você pague muito caro por isso, como tudo nesse Brasil!
É necessario aqui ressaltar que quando digo que não existem políticas públicas específicas, não quer dizer que não há tentativa ou que nada está sendo feito, quero dizer que, pelo tamanho do problema, pouco é feito! Há centros especializados, como os CAPSI - álcool e drogas, com ótimos profissionais, porém ainda em número reduzido pelo tamanho do problema!
Para entendermos um pouco e de forma bem resumida, drogas "são qualquer substância natural ou sintética, que quando introduzidas, alteram as funções do organismo" e são classificadas em ilícitas (maconha, crack, cocaína) e lícitas (remédios, cerveja, cigarro). As drogas podem causar dependência física e psicológica, e justamente por esses motivos é que geram crimes, assaltos, brigas, pois precisa saciar o desejo incontrolável do consumo! É O VÍCIO! Muitas famílias não buscam ajuda por vergonha e pelo sentimento de fracasso, ou até buscam, mas não encontram de forma correta!
Acho ser necessário uma grande movimentação a nível de governo, uma aliança entre secretarias da saúde, educação, justiça com o objetivo de prevenção e tratamento digno, já que nestes casos, além do dependente, a família precisa de atenção e sem discriminação!
Também tem que existir uma movimentação da sociedade civil, que além de exigir dos nossos governantes tais mudanças, devemos iniciar a prevenção dentro de casa, conversando abertamente com os filhos sobre drogas, impondo limites, conhecendo os amigos e observando mudanças repentinas de comportamento!
Se perceber algo diferente, não hesite em procurar ajuda, quanto mais cedo, menos estragos!

Onde procurar ajuda:
- Unidade básica de saúde
- Conselho Tutelar
- CRAS
- CAPSI
- Profissionais da área de saúde de sua confiança
- Centro de álcool e droga, de acordo com cada município
- Polícia Militar
Links:

Beijos,
Milene

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.