Tecnologia do Blogger.

Feliz!!! Com a ajuda dos alimentos!


publicado por Vivi Tassi em

6 comentários

Olá meninas!

Quem não tem um sentimento de conforto depois do almoço ou do jantar? É ótimo comer não é? Ainda mais se a refeição estava ao seu contento,rs. Isso acontece porque comer nos causa sensação de bem estar, por suprirmos as necessidades físicas do nosso organismo, independente do cardápio. 

Mas se você precisa de um empurrãozinho pra se sentir ainda mais feliz, existem alimentos que potencializam essa sensação, por possuírem substâncias como a serotonina, que é um hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Vamos conhecer alguns?!?


Banana
É um carboidrato rico em tiptofano, precursor da serotonina. Sem serotonina o organismo fica suscetível a depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade, mal humor e hiperfagia (aumento exagerado da fome). Além disso, a serotonina diminui a compulsividade e a fome.


 Abacate
Essa fruta é rica em ácido fólico, vitamina B3 e potássio. Ainda possui quantidade significante de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. Mas a vitamina B3 ou niacinamida tem ação específica sobre o sistema nervoso central, colaborando com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e causam efeito relaxante. A vitamina B3 ainda age em conjunto com o ácido fólico que atua como coenzima de diversos neurotransmissores do bom humor. Cuidado apenas com o valor calórico da fruta.

Mel
É rico em triptofano, com ação calmante, induz sensação de bem estar e melhora a função da serotonina no cérebro. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino e o mel ajuda a manter a integridade intestinal, colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer.


Nozes
Essa oleaginosa possui vitamina B1 ou tiamina, que ajuda a converter glicose em energia. Também imita a acetilcolina, neurotransmissor que possui um papel nas funções cerebrais relacionadas com memória e cognição. Também carrega o Inositol ( fosfatidilinositol ), substância reconhecida como parte do complexo B, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina.



Tofu
É um queijo a base de soja que além de ser pouco calórico e muito nutritivo, é rico em magnésio mineral e atua na regulação do metabolismo cerebral, participando da metabolização de alguns aminoácidos.





Ômega 3
É um ácido graxo com efeito protetor sobre os neurônios. Ele aumenta a produção dos receptores de neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular. O ômega 3 é encontrado facilmente em peixes de água fria, salmão, cavalinha, atum.

 Gérmen de trigo
Parte mais rica do trigo, é uma excelente fonte de todo aporte vitamínico do complexo B. Atua como calmante natural e diminui a irritabilidade e o nervosismo. Possui inositol, necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina. Também possui ácido pantotênico, a vitamina B5 ou vitamina anti-estresse.



Canela
Rica em polifenóis e antioxidantes, a canela melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. Ainda colabora para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal e mantém a produção de serotonina em equilíbrio.




Lentilha
Como fonte de proteínas vegetais e cálcio, contribui para a regulação da flora intestinal.  O equilíbrio do cálcio e magnésio no organismo atua no metabolismo cerebral e na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.




Chá verde
O chá verde é rico em polifenóis, nutrientes antioxidantes que atacam os radicais livres das células cerebrais, mantendo a sua atividade neuroprotetora, diminuindo a probabilidade de inflamação cerebral e favorecendo sensação de bem-estar.






Pois é meninas! Comprovadamente nossa saúde está principalmente nas escolhas que fazemos sobre os alimentos que colocamos dentro de casa. Melhor do que qualquer médico especialista, ou tratamento específico, está a prevenção. Existe até um ditado popular que diz: "prevenir é o melhor remédio". Acredito completamente nisso.

Beijo,


fonte: Minha Vida
fotos: Google



6 comments

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.