Olá meninas!
Logo quando o blog começou, ele era escrito por mim e minha cunhada, e escrevíamos mais matérias sobre saúde, dieta, comportamento, filhos. Hoje, mudou muita coisa, a Mi já não faz mais parte do Das Mariazinhas, é mãe de uma menina linda de 3 meses, e se dedica especialmente à ela, com toda razão.
Mas, algumas coisas que ela escreveu, me valem muito até hoje. As vezes fico lendo, e ponderando tudo o que está ali. Hoje por exemplo, numa TPM do cão, rs, resolvi republicar um post que gostei muito, foi um dos melhores da Mi, e que tá me servindo demais nesse dia nublado, sem graça, dolorido, rs, calma meninas, estou mesmo naqueles dias, e só lendo o porque de tudo isso consigo me sentir mais calma.
Fiquem com o texto.
De repente me deu uma louca vontade de chorar, de gritar, de bater em alguém... corri, me olhei no espelho e adivinha? Me senti horrível, gorda, com pele envelhecida. Tocou o telefone, era meu marido, achei que sua voz estava estranha, foi o suficiente para iniciar uma briga...desliguei irritada, me sentindo injustiçada, afinal, ele que me ligou e estava diferente!!!Resolvi ir ao supermercado, um cara fechou meu carro e quase bati!!! Voltei para casa, e esqueci metade das coisas que deveria comprar, mas advinha o que não esqueci? O chocolate!!!
Hummmm...raiva, choro fácil, sensação de inchaço, desejo de comer doces, já sei, é ela...a nossa amiga que insiste em estar presente mensalmente, que chega de repente fazendo estragos e só no final descobrimos que foi tudo culpa dela, a TPM!!!!
Nós mulheres temos grandes vantagens biológicas sobre os homens, podemos gerar uma vida, somos sensitivas, conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo, praticamente malabaristas. E ainda suportamos nossa TPM, ouvindo destes mesmos homens (que choram por uma simples dor de cabeça) que é frescura!!!!AHHHH ISSO É DEMAIS!!!
Resolvi escrever para eles de forma mais científica, não que isso vá facilitar a compreensão, mas, com nomes bonitos ficaria mais próximo do concreto (sim, porque só acreditam no que vêem!).
A TPM (Também chamada de desordem disfórica pré-menstrual), é uma síndrome que “ataca” cerca de 75% das mulheres, gerando sintomas físicos e psicológicos, variando a intensidade desses sintomas em cada uma. Pesquisadores dizem que o desencadear desta síndrome pode estar relacionado às alterações hormonais naturais desse período, que interferem no sistema nervoso central. Os sintomas são os mais diversos, desde humor depressivo, ansiedade, tristeza repentina à dores de cabeça, dores abdominais e sensação de inchaço. Apesar da TPM estar presente na vida da maioria das mulheres, é preciso muita cautela já que muitos destes sintomas também estão presentes em outros problemas físicos como hiper ou hipotireoidismo, e em problemas psiquiátricos, como a depressão.
O correto é buscar orientação de um médico ginecologista para que o mesmo avalie seu histórico e solicite exames necessários para excluir os problemas que citei acima. Mas se for em busca de medicamentos, mais um cuidado! Até hoje nenhum remédio teve comprovação científica, mesmo aqueles prescritos pelos próprios médicos, como a vitamina B6 e vitamina E.
Mas acalmem-se, se seguirmos algumas orientações, tudo isto pode ser amenizado! Os especialistas recomendam que neste período o ideal é fazer algumas modificações na alimentação, como diminuir o sal, o café e comer de forma fracionada. Os exercícios físicos também podem contribuir significativamente.
Ahhh um chocolate também ajuda né? Pelo menos eu não dispenso o meu! Aliás, hoje preciso de uma caixa!!!!!kkkkk
Beijos,
Milene
[Responder
Comentário]
Adorei o post!!!
Estava me sentindo da mesma forma!kkkk!
Ainda bem que chegou!
www.princessprincy.blogspot.com
[Responder
Comentário]
Ah, nem me fale... me sinto exatamente assim, e ainda por cima fico super sensível, se uma mosca tropeçar eu já choro!hehe Meu marido percebe minha TPM antes de mim, e a noite chega em casa com um monte de chocolate... interesse próprio né, já que desconto nele sempre... tadinho... rsrsrs
Adorei o post!! Ficou super legal!!
Beijinhos
[Responder
Comentário]
quando a TPM me pega fico assim exatamnte, rsrs
[Responder
Comentário]
Graças a D'us (que não me dê azar esse comentário) nunca sofri de TPM! Meu temperamento escorpiniano sempre foi ruim, então não dá para perceber a diferença!!! rs rs
Beijos e melhoras no seu dia cinzento!
[Responder
Comentário]
olá, faz tempo que não passo por aqui. seu blog ta mesmo lindo. as matérias são ótimas. bjus
[Responder
Comentário]
Nossa, muito bom o post!!
Era tudo o q eu precisava ler hoje.
Adorei o seu blog! To seguindo!
Se puder, dá uma passadinha no meu.
http://opacomprei.blogspot.com/
Bjos
@kkrodrigues
[Responder
Comentário]
Vivi, eu ficava pra morrer com TPM
cólicas hiper fortes, meu coração ficava acelerado, eu ficava com um humor desgraçado e tudo mais que vc poder pensar! Foi quando meu ginecologista me fez ver que NÃO preciso passar por isso todo santo mês! Ele me orientou a tomar um anticoncepcional de uso continuo e graças a deus eu não sinto mais NADA!