Tecnologia do Blogger.

Regrinhas básicas de etiqueta à mesa


publicado por Vivi Tassi em

9 comentários


Aqui vão algumas regrinhas bem básicas de como se portar a mesa, Vamos lá?

Para começar nossa conversa três lembretes: É proibidíssimo falar de boca cheia, fazer barulho ao mastigar e começar a comer antes que os convidados já estejam todos servidos.


A primeira coisa a fazer ao se sentar é colocar o guardanapo de tecido no colo, se ele for engomado mantenha-o dobrado na horizontal pelos vincos. Use-o para limpar levemente a boca quando necessário e sempre que for beber alguma coisa, nada de deixar a beirada da taça toda suja, tá pessoal! Se precisar se levantar durante a refeição coloque-o ao lado do prato, sem dobrar. Se for de papel, deixe-o sempre sobre a mesa.

Jamais use seus talheres para se servir do que está nas bandeja ou travessas e nem fique vasculhando ou remexendo tudo em busca de seus pedaços e partes preferidas. Evite passar o seu braço na frente das pessoas para pegar alguma coisa, peça-o a quem estiver mais perto.


Não passe alimentos do seu prato para o de outra pessoa, nem se for para a mamãe.

Descanse os talheres entre uma garfada e outra, ninguém merece uma pessoa com garfo e faca em punho o tempo todo. Não misture ou fique revirando a comida e tente manter a beirada do prato limpa.

Coma pausadamente para tentar terminar mais ou menos ao mesmo tempo que as outras pessoas e lembre-se: o garfo leva à comida a boca e não a boca vai até o prato, portanto evite debruçar-se sobre ele. Não fique com os cotovelos na mesa e evite deixar as mãos no colo, apóie o antebraço naturalmente ao lado do prato.


Ao terminar a refeição, coloque os talheres um ao lado do outro no meio do prato. “Estou cheio”, “passando mal” ou “comi demais”, nem pensar. Diga simplesmente: Obrigado, estou satisfeito. Por fim, retire o guardanapo do colo e coloque-o desarrumadamente ao lado do prato. Nada de dobrar-lo todo bonitinho de novo.

Nenhum segredo e nota 10 no comportamento!

Beijos

 "A Dani é colaboradora do Das Mariazinhas,
 autora do blog Dani Prata
empresária, sócia do  
em Belo Horizonte."

                     

9 comments

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.