Tecnologia do Blogger.

Castanhas. Eu adoro e vocês?


publicado por Vivi Tassi em , , ,

16 comentários


Nozes, amêndoas, castanha de caju, castanha do Pará... São várias as opções de Oleaginosas, cada uma com suas propriedades individuais, mas sem dúvida uma unanimidade entre elas é que todas fazem bem a saúde.

Podem ser usadas nos lanchinhos intermediários da manhã ou da tarde, picadas ou trituradas e misturadas em saladas, farofas, massas, arroz, sorvetes, saladas de frutas, yogurt, enfim, são inúmeras as maneiras de incluí-las em seu cardápio diário. Além das propriedades nutricionais tornam as receitas mais sofisticadas, pois dão um sabor especial a elas.

Eu não deixo de consumir minha “misturinha” diária, faço pequenas porções com várias castanhas misturadas para comer no meio da tarde ou quando bate aquela fome inesperada. Saiba como aproveitar e usufruir de tudo o que elas têm a oferecer.


CASTANHA DO PARÁ
É um suplemento alimentar bastante eficaz, capaz de suprir a necessidade diária de selênio no nosso organismo. Previne o câncer e as doenças do miocárdio. Melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação dos hormônios da tireóide e é poderoso antioxidante. Para se ter uma idéia, uma unidade de castanha-do-pará tem em média 60 micro gramas de selênio, quantidade aconselhável para consumo diária do mineral. Conhecida pelo mundo afora como castanha-do-Brasil.



AVELÃ
Com sabor levemente adocicado, a avelã é bastante calórica, possuindo grande quantidade de óleo. Por outro lado, é um alimento excelente devido à presença de vitamina C, proteínas minerais, celulose e caroteno, embora em menor taxa. São recomendadas para melhorar a memória, a hipertensão e anemia. Consumida ao natural ou usada principalmente em doces, a avelã tem sido muito empregada na indústria alimentícia nas barrinhas nutritivas e em chocolates. Em casa, pode ser misturada a massas de biscoito e bolos. Uma dica: Mel com avelãs renova e repõe rapidamente as forças perdidas.



CASTANHA-DE-CAJU
Elas são ricas em proteínas, calorias, lipídios, carboidratos, fósforo e ferro. O óleo que se extrai dela é tão apreciado que pode até mesmo substituir o azeite! Os indígenas foram os primeiros a valorizar a castanha-de-caju como alimento, pela riqueza de seus nutrientes. Sabiam também que a melhor forma de aproveitá-los era torrando a castanha ao fogo. Assim, tanto sua casca como o forte óleo que se desprende dela também podiam ser consumidos. Segundo pesquisas cientificas, sua ação antioxidante é poderosa, Além de combater os radicais livres, a castanha-de-caju também fortalece os ossos devido às suas proteínas. É benéfica nos quadros de depressão, pressão alta e alterações intestinais. No exterior é conhecida como cashew nut.



PISTACHE
Desempenha um importante papel na cozinha árabe. De cor variável, oscilando entre amarelo até o esverdeado. Quanto mais verde, mais suave o seu sabor. É rico em lipídios, minerais, fibras, proteínas, vitaminas, ácido graxo polinsaturado e fitosterol, substancia associada a redução do nível do colesterol e aliada na prevenção de certos tipos de câncer. Seus maiores produtores são Irã, Turquia, Síria, índia e Grécia, tendo na Austrália, Chile e Califórnia (EUA). Não é cultivado no Brasil, mas pode ser encontrado com facilidade nos supermercados.



NOZ
De origem asiática, contém nutrientes poderosos como vitamina E, um importante antioxidante. Estudos realizados em Chicago, nos Estados Unidos, com cerca de 815 idosos, com idade aproximada de 65 anos que não apresentavam nenhum sintoma de doença mental comprovaram que podem ajudar a reduzir, por exemplo, o risco do mal de Alzheimer. Eles foram acompanhados durante quatro anos, observando-se inclusive, seus hábitos alimentares. Os idosos que consumiram as vitaminas E e C presentes nas nozes e outros alimentos apresentaram os melhores resultados no combate ao mal de Alzheimer.



AMENDOA DOCE
Fruto de cor bege, casca dura e forma alongada, a amêndoa, propriamente dita, é a semente da fruta: sua película interna é marrom e a polpa tem a cor amarelada. É muito rica em gorduras, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. O óleo de amêndoas é rico em vitaminas A e B, substancias naturais que ajudam no rejuvenescimento da pele. Não sem motivo seus nutrientes são muito empregados em produtos da indústria cosmética. No Brasil, ela é cultivada na região sul.



"A Dani é colaboradora do Das Mariazinhas, autora do blog Dani Prata, empresária, sócia do  Longevità Spa e Clínica Ortomolecular em Belo Horizonte."  



16 comments

  1. Deluxe Tv

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.