A tempos a geladeira e a despensa se transformaram em fonte de inspiração para a indústria da beleza, que conseguiu incorporar as propriedades de vários alimentos às fórmulas cosméticas. Que tal lançar mão destes aliados na nossa dieta e usufruir destes benefícios? Aqui vão algumas dicas de alimentos e suas funções estéticas.
Água, fonte de beleza
Por muitos, a água é considerada o melhor cosmético, já que energiza, hidrata e torna a pele elástica e luminosa. A água, rica em minerais, também refresca e tonifica.
Chá verde
Essa milenar bebida não só protege a pele das agressões externas como também detém o envelhecimento celular, por conter flavonóides, poderoso antioxidante. É considerado o elixir da juventude.
As mil e uma propriedades das uvas
Há anos, os médicos dizem que tomar uma taça de vinho durante as refeições faz bem ao coração, por tornar o sangue mais fluido. Além disto é muito eficaz contra o evelhecimento. Todas as partes da uva - casca, semente e sumo estimulam a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, responsáveis pela elasticidade da pele. Também combatem a ação dos radicais livres pela alta concentração de Resveratrol.
Na época de Luís XIV, os nobres da corte jogavam vinho no rosto para renovar o resplendor da pele.
Mel, poderoso nutriente
O mel é um autêntico néctar de pureza e suavidade. Ele acalma, repara, suaviza e nutre as peles mais secas, irritadas e sensibilizadas por fatores como o sol, o frio, o vento, a poluição e a ação de detergentes.
Azeite de oliva, o ouro verde
Ingrediente muito usado na dieta mediterrânea, possui vários ácidos graxos essenciais que ajudam a restaurar os níveis de umidade da pele. Além disso, ele contém vitaminas A,D e K, que hidratam, suavizam, tonificam e regeneram a pele. Também é uma importante fonte de vitamina E, antioxidante que combate a ação dos radicais livres. Na antiguidade, esse óleo era usado para hidratar a pele e fortalecer o cabelo e as unhas.
Beijo,
"A Dani é colaboradora do Das Mariazinhas,
autora do blog Dani Prata,
empresária, sócia do
em Belo Horizonte."
[Responder
Comentário]
De todos esses alimentos acredite meu problema é a agua! Eu simplesmente esqueco de toma-la acredita?! Já coloquei até pra desertar, noa sei mais o que faço!
Excelete post!
ps: Viii, tem uma pequena homenagem a vc no meu blog hj ta?! Se puder passa lá!
Beijao
Dani, adorei sua matéria! Gosto de todos esses alimentos, o mel e o azeite, são consumidos diariamente por mim. Mas infelizmente esse inverno me faz esquecer da nossa maior aliada, a água. Tomo muito chá, e o consumo de água pura cai considerávelmente, preciso urgente rever isso.
Bjo
Já sigo algumas dessas dicas e aprendi desde pequena que saúde e beleza se conquista no prato!
Bom dia pra você,
Beijinhus
Nai
[Responder
Comentário]
Adoro os posts da DAni! Como sempre mto enriquecedores!
[Responder
Comentário]
Adoro chá verde e sempre soube que é muito bom pra saúde!!
Vou começar tomar sempre que possível!
Bjooos Adorei as dicas!
Naum sou muito fã de mel, eo cha verde, jahtomei e achei super amargo, os demais eu adoro :P
[Responder
Comentário]
Meu problema tbm é tomar água, esqueço pq não sinto sede... e vivo levando bronca médica. hehe
chá verde tbm não gosto. hehe
o reto eu adoooooro!
bjkas
[Responder
Comentário]
A água é certamente um dos bens mais subestimados em relação a saúde e à beleza, não é? Mas é fonte mesmo.
A uva e o azeite já tenho incluídos também na minha dieta em boas doses. E o chá verde estou gostando de tomar quentinho nesse frio!
beijos!
[Responder
Comentário]
Meninas
Percebi que o grande problema aqui é tomar água. Vamos por partes, para o ano todo, uma dica que eu sigo e funciona muito bem é comprar ou separar quatro garrafinhas de 500 ml e tomá-las ao longo do dia, não vale boicote, tem que tomar as quatro mesmo! Assim vocês vão ter a certeza de estar dentro da faixa dos dois litros diários.
Outro fator importante é a umidade relativa do ar, no inverno o clima é mais seco e a necessidade do organismo quanto à água é mesma, então já sabe a água é OBRIGATÓRIA mesmo em tempos de meia e edredom também.
E o principal que não canso de dizer: Quando sentimos sede é porque já estamos em processo de desidratação!
Beijos