Tecnologia do Blogger.

Saiba como prevenir e se defender de um dos piores inimigos do sexo feminino - A CELULITE


publicado por Vivi Tassi em

4 comentários


O que causa a celulite?

Vários fatores - hereditariedade, sedentarismo, alterações hormonais e alimentação inadequada. Afeta 90% da população mundial feminina e se forma devido a alterações circulatórias, retenção de líquidos e acumulo de gorduras na hipoderme ( a camada mais profunda da nossa pele), provocando uma modificação na textura do tecido subcutâneo e, posteriormente, uma irregularidade na superfície da pele que leva ao tão temido aspecto de "casca de laranja". 

Pode estar, ou não, a obesidade, porém com o aumento de peso, ela acentua e se agrava. Quando o acumulo de gordura ocorre de forma excessiva, a celulite pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando a formação de fibrose e nódulos. Em alguns casos, ocorrem inflamação e dor local. O combate exige uma abordagem multi disciplinar: unindo exercício 
físico, alimentação equilibrada, cremes, massagens e suplementos alimentares.



A celulite pode ser dividida em:
Grau 1: os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida. Pode aparecer até mesmo em crianças, sendo muito comum em adolescentes.
Grau 2: os furinhos já são percebidos sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, se percebe uma leve ondulação.
Grau 3: os nódulos são bastante perceptíveis com consistência endurecida e formação de fibrose. Neste caso pode haver dor local.

ALGUMAS DICAS AJUDAM NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Comece pelo prato



O que evitar
• alimentos ricos em açúcar e gordura;
• consumo de álcool, cafeína e refrigerantes;
• uso excessivo de sal, que favorece a retenção de líquidos;
• a utilização de óleo na confecção dos alimentos.

 
O que incluir na dieta
• cereais integrais que diminuem a absorção de gorduras e ajudam a regular o intestino;
• frutas e legumes;
• proteínas como clara de ovos, aves, peixe e carnes vermelhas magras – tudo grelhado, claaaaaaaaaro;
• azeite para o cozimento dos alimentos;
• a ingestão de pelo menos dois litros de água ao dia, a água é uma excelente aliada contra a retenção de líquidos ajudando na eliminação de toxinas.

 
Escolha alguma atividade física e
• sempre que tiver alguns minutos livres mexa-se: circule pelo escritório em vez de ficar sentada com o bumbum colado na cadeira;
• escolha um restaurante mais longe do trabalho para almoçar e faça uma pequena caminhada na ida e na volta;
• quando possível opte por usar as escadas do prédio ao invés do elevador (a não ser que você more no vigésimo andar);
• para beneficiar diretamente as zonas de “perigo” caminhadas ou corridas são um santo remédio.

 
Lembre-se dos cosméticos
• manter a pele hidratada diariamente, 365 dias por ano é fundamental para curvas bem definidas e um corpo tonificado, sem celulite à vista.
• Nos locais onde se predispõe a celulite use um creme específico. Não faltam opções no mercado, basta ir experimentando até encontrar aquele que te satisfaz. Os poderes destas maravilhas da indústria cosmética estão relacionados aos princípios ativos que eles contêm;
• não tenha preguiça, são precisos 5 minutos diários que ajudarão no combate a celulite;
• este ritual anti furinhos deve ser seguido o ano todo, não apenas nos meses ou semanas que antecedem o verão!
 
Não abra mão dos tratamentos estéticos e massagens manuais
• A drenagem linfática é um tratamento não invasivo e indolor com movimentos suaves e ritmados que estimulam a regeneração de tecidos e a circulação linfática. Segue a direção de uma rede de vasos por onde passam os fluidos através do corpo, acelerando e ativando a circulação da linfa, que transporta resíduos e toxinas. Atualmente é a massagem mais popular no mundo por ser uma potente auxiliar no tratamento da celulite e da gordura localizada, pois atua eliminando o excesso de liquido nos locais propensos ao acumulo de gordura como nas coxas e no abdômen. Detalhe, beneficia tanto homens quanto mulheres.

 
Os  Suplementos como complemento ao tratamento da celulite
O uso de substâncias que melhorem a má circulação e a inflamação local certamente irão ajudar. O suplemento escolhido vai depender de cada caso  e, claro, do grau da celulite. Alguns mais utilizados são centelha asiática, cavalinha extrato, gingko biloba, magnésio, arginina, anti-oxidantes (vitaminas C e E, zinco, selênio, manganês), polifenóis do chá verde, e vários outros. Eles podem ser usados isolados ou combinados dependendo de cada caso. Só não vale se auto medicar, procure seu Médico ortomolecular para uma orientação específica e uma suplementação personalizada.

Beijos,


"A Dani é colaboradora do Das Mariazinhas, autora do blog Dani Prata, empresária, sócia do  Longevità Spa e Clínica Ortomolecular em Belo Horizonte."

  

4 comments

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.