Tecnologia do Blogger.

Saúde e Beleza com "Dani Prata" - Mudanças de temperatura exigem cuidados redobrados com a pele


publicado por Vivi Tassi em , , ,

7 comentários


O inverno está chegando e o frio já deu os primeiros sinais de que veio pra ficar. Tratar da pele, considerada o maior orgão do corpo, é mais que uma questão estética, é preocupar-se com a própria saúde. O ressecamento da pele é um dilema constante vivido pelas pessoas que estão submetidas às variações de temperatura e os cuidados devem ser redobrados nesta época do ano.

Quando a temperatura cai é comum o abuso da água quente durante o banho. Evite esse hábito, já que a água muito quente retira a camada de oleosidade da pele e, quanto maior for o tempo de exposição a essa fonte de calor, maior será o dano ao hidratante natural da epiderme (camada mais externa da pele). Por mais que pareça irresistível ficar horas debaixo da água quentinha, o ideal é não passar dos 15 minutos, para evitar o ressecamento da pele. É indicado o uso de sabonetes líquidos. Quem prefere as opções em barra deve escolher entre os neutros, glicerinados ou com ingredientes hidratantes. É preciso evitar o uso de buchas diariamente, o uso no corpo todo pode ser somente a cada três dias.


Após o banho, use um bom creme hidratante com formulações à base de emolientes e umectantes, pois formam uma película protetora. Naqueles dias de 'preguiçinha' é possível lançar mão de um excelente recurso: o Shower cream que é o hidratante para banho. Além disso, a cada 15 dias é indicada uma esfoliação corporal e facial. A cada dois meses, é bom fazer limpeza de pele, para promover uma renovação celular e preparar a pele para receber todos os produtos maravilhosos que estão disponíveis no mercado. Escolha com cuidado aqueles específicos para o tipo da sua pele.

Algumas pessoas se esquecem de usar filtro solar quando o sol está mais brando e ficam expostas a grande risco. Em dias nublados as nuvens amenizam apenas a sensação de calor, mas são insuficientes para bloquear a radiação UV, que devido aos danos na camada de ozônio, podem causar queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e até câncer. "Independente da temperatura é indispensável o uso de filtro solar com, no mínimo, fator de proteção 30.


A alimentação e ingestão de pelo menos, dois litros de água por dia também são fundamentais para garantir a vitalidade da pele. É um erro pensar que, porque está frio, nosso corpo não precisa do elixir da vida: a água. É exatamente o contrário, como o clima geralmente é mais seco nessa época, a necessidade de líquidos é a mesma. Devemos abusar das hortaliças e frutas, fontes de vitaminas e minerais. Frutas com alta concentração de água, como melancia, melão e laranja são as mais recomendadas.

Aproveite esse período, que é a época ideal para fazer os tratamentos contra acne, manchas,  ou mesmo para promover o rejuvenescimento facial, como peelings, tratamento com laser e ácidos. Com certeza sua pele vai agradecer!

Dani Prata

"A Dani é colaboradora do Das Mariazinhas, autora do blog Dani Prata, empresária, sócia do  Longevità Spa e Clínica Ortomolecular em Belo Horizonte."  

7 comments

  1. Anônimo
  2. Anônimo

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.