O inverno está chegando e o frio já deu os primeiros sinais de que veio pra ficar. Tratar da pele, considerada o maior orgão do corpo, é mais que uma questão estética, é preocupar-se com a própria saúde. O ressecamento da pele é um dilema constante vivido pelas pessoas que estão submetidas às variações de temperatura e os cuidados devem ser redobrados nesta época do ano.
Quando a temperatura cai é comum o abuso da água quente durante o banho. Evite esse hábito, já que a água muito quente retira a camada de oleosidade da pele e, quanto maior for o tempo de exposição a essa fonte de calor, maior será o dano ao hidratante natural da epiderme (camada mais externa da pele). Por mais que pareça irresistível ficar horas debaixo da água quentinha, o ideal é não passar dos 15 minutos, para evitar o ressecamento da pele. É indicado o uso de sabonetes líquidos. Quem prefere as opções em barra deve escolher entre os neutros, glicerinados ou com ingredientes hidratantes. É preciso evitar o uso de buchas diariamente, o uso no corpo todo pode ser somente a cada três dias.
Após o banho, use um bom creme hidratante com formulações à base de emolientes e umectantes, pois formam uma película protetora. Naqueles dias de 'preguiçinha' é possível lançar mão de um excelente recurso: o Shower cream que é o hidratante para banho. Além disso, a cada 15 dias é indicada uma esfoliação corporal e facial. A cada dois meses, é bom fazer limpeza de pele, para promover uma renovação celular e preparar a pele para receber todos os produtos maravilhosos que estão disponíveis no mercado. Escolha com cuidado aqueles específicos para o tipo da sua pele.
Algumas pessoas se esquecem de usar filtro solar quando o sol está mais brando e ficam expostas a grande risco. Em dias nublados as nuvens amenizam apenas a sensação de calor, mas são insuficientes para bloquear a radiação UV, que devido aos danos na camada de ozônio, podem causar queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e até câncer. "Independente da temperatura é indispensável o uso de filtro solar com, no mínimo, fator de proteção 30.
A alimentação e ingestão de pelo menos, dois litros de água por dia também são fundamentais para garantir a vitalidade da pele. É um erro pensar que, porque está frio, nosso corpo não precisa do elixir da vida: a água. É exatamente o contrário, como o clima geralmente é mais seco nessa época, a necessidade de líquidos é a mesma. Devemos abusar das hortaliças e frutas, fontes de vitaminas e minerais. Frutas com alta concentração de água, como melancia, melão e laranja são as mais recomendadas.
Aproveite esse período, que é a época ideal para fazer os tratamentos contra acne, manchas, ou mesmo para promover o rejuvenescimento facial, como peelings, tratamento com laser e ácidos. Com certeza sua pele vai agradecer!
Dani Prata
"A Dani é colaboradora do Das Mariazinhas, autora do blog Dani Prata, empresária, sócia do Longevità Spa e Clínica Ortomolecular em Belo Horizonte."
Ótimo post! Porque o frio vem pra castigar.
Bom fim de semana pra ti.
Beijinhus
Nai
Ain menina nem me fale, minha pele ta gritando ajuda! e olha que eu abuso dos hidratantes, rs Seu post está maravilhoso, parabéns!
Bjus
[Responder
Comentário]
Muito bom esse post, minha pele já está sofrendo com o frio..
Beijos, Gabi
[Responder
Comentário]
Muito bom essa dica, eu não conhecia essa dica da bucha, pois eu uso bucha de sementes de maracujá todos os dias.
vou fazer umas mudanças.
[Responder
Comentário]
Gostei muito das dicas da Dani...tá muito frio e eu to precisando usar tudooooo! bjocas
[Responder
Comentário]
Oie....
Eh incrivel omo o inverno detona nossa pele.....
Bjssss
Amandinha
[Responder
Comentário]
Obrigada meninas, fico feliz que tenham gostado!
Beijos e até a próxima sexta!
Dani Prata