Acalmem-se, não pensei em fazer isso na minha filhinha, rs, mas o que me chamou a atenção foi a interpretação que fiz dessa história, que é simples, a mãe projetando na menina seus desejos, seus sonhos e expectativas. Do outro lado, uma criança que tentará atender essas expectativas, o que não será totalmente possível. Há outras questões envolvidas nessa história, como a questão da beleza, da frustração, mas o que quero usar como âncora, é exatamente o ponto da expectativa, da projeção.
É normal e natural imaginarmos mesmo antes da gravidez, como queremos que sejam nossos filhos, tanto fisicamente quanto suas características pessoais, tais como interesses por determinados assuntos, esporte, time de futebol, profissão, etc. Quando engravidamos, e em seguida, nascem nossos bebês, muitas vezes aquele modelo que imaginamos pode não corresponder com a realidade. Aí, nesse momento, vem a pergunta: será que vamos aceitar nossos filhos como eles são?
A resposta da maioria será que sim! Mas o que vemos são pais e mães tentando fazer com que os filhos sejam exatamente como imaginaram, causando grandes danos psicologicos na criança e consequentemente na família. As consequências psicológicas podem ser inúmeras como auto estima baixa, dificuldade em tolerar frustração, sentimento de rejeição e ansiedade. Já dentro do contexto familiar, podemos citar conflitos e dificuldade de relacionamento entre os membros.
O fato é que, todos nós criamos expectativas em cima das pessoas, em especial dos nossos filhos. Justificamos desejar-lhes o melhor mas, muitas vezes, esquecemos que esse melhor pode não ser os desejos nem aptidões deles, assim o fracasso e a frustração passa a fazer parte da rotina.
Precisamos compreender que, cada um deve ser livre para suas próprias escolhas, para arriscar-se, e oferecer a eles opções, estimulando inclusive a experimentar coisas que gostariamos que fizessem, mas que no final, seus interesses possam prevalecer!!!
Fácil?? Não!! Impossível?? Também não!! Para iniciar, é só olharmos nossos comportamentos diante dos nossos filhos e observarmos o que estamos exigindo deles!!
[Responder
Comentário]
eu assisto esse programa...há um briga dentro de mim..não sei se amo ou odeio as coisas que vejo la rsrsrs
[Responder
Comentário]
Vi sobre essa reportagem, mas acho que isso é só o menorrelexo que pode ter esse tipo de atividade.
Concurso pra crianca? Elas já crescem desesperadas por conta da competicao? Os pais perderam a nocao do que é saudavel? Eu me revoltei, foi demias pra minha cabeça isso!
[Responder
Comentário]
muuuito bom esse post.. acredita que só hoje consegui voltar a comentar no seu cantinho? não sei o que estava acontecendo :/ que bom que agora deu hehe :)
beijinhos, gabi
[Responder
Comentário]
Milena, eu comentei sobre isso no blog e acho lamentável, bjs, Va.Vivi, vc voltou!!