Tecnologia do Blogger.

Comportamento com Milene Mocheuti - "Cuidado com suas Projeções"


publicado por Vivi Tassi em , ,

4 comentários



Sempre me interessei por assuntos relacionados a crianças e família, aliás, fiz vários cursos nessa área. Mas desde o nascimento da minha filha, meu interesse tem aumentado cada vez mais, além disso, as histórias que ouço me tocam profundamente. Acreditem, choro toda vez que assisto uma cena de nascimento de crianças! rs... Enfim, estou contando isso para dizer que semana passada, uma nova história me chamou a atenção. Foi uma reportagem que assisti no Jornal Hoje (disponível aqui ), que relatava  a história de uma mãe que aplicava botox e fazia depilação na menina de 8 anos, sendo o motivo a participação da criança em um concurso de beleza.
Acalmem-se, não pensei em fazer isso na minha filhinha, rs, mas o que me chamou a atenção foi a interpretação que fiz dessa história, que é simples, a mãe projetando na menina seus desejos, seus sonhos e expectativas. Do outro lado, uma criança que tentará atender essas expectativas, o que não será totalmente possível. Há outras questões envolvidas nessa história, como a questão da beleza, da frustração, mas o que quero usar como âncora, é exatamente o ponto da expectativa, da projeção.


É normal e natural imaginarmos mesmo antes da gravidez, como queremos que sejam nossos filhos, tanto fisicamente quanto  suas  características pessoais, tais como interesses por determinados assuntos, esporte, time de futebol, profissão, etc. Quando engravidamos, e em seguida, nascem nossos bebês, muitas vezes aquele modelo que imaginamos pode não corresponder com a realidade. Aí, nesse momento, vem a pergunta: será que vamos aceitar nossos filhos como eles são?
A resposta da maioria será que sim! Mas o que vemos  são pais e mães  tentando fazer com que os filhos sejam exatamente como imaginaram, causando grandes danos psicologicos na criança e consequentemente na família. As consequências psicológicas podem ser inúmeras como auto estima baixa, dificuldade em tolerar frustração, sentimento de rejeição e ansiedade. Já dentro do contexto familiar, podemos citar conflitos e dificuldade de relacionamento entre os membros.

O fato é que, todos nós criamos expectativas em cima das pessoas, em especial dos nossos filhos. Justificamos desejar-lhes o melhor mas,  muitas vezes, esquecemos que esse melhor pode não ser os desejos nem aptidões deles, assim o fracasso e a frustração passa a fazer parte da rotina.
Precisamos compreender que, cada um deve ser livre para suas próprias escolhas, para arriscar-se, e oferecer a eles opções, estimulando inclusive a experimentar coisas que gostariamos que fizessem, mas que no final, seus interesses possam prevalecer!!!
Fácil?? Não!! Impossível?? Também não!! Para iniciar, é só olharmos nossos comportamentos diante dos nossos filhos e observarmos o que estamos exigindo deles!!
E vocês, o que acham sobre o assunto? Ahhhh....Será que essa mãe dos EUA é leitora de blog?? Que bom seria se lesse esse né!!!

4 comments

Deixe um Comentário

Não saia sem comentar. O que você achou do post é muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. Respondemos a todos aqui mesmo, portanto volte sempre, será muito bem-vindo.